Ticker

6/recent/ticker-posts

Versículos Bíblico para Amigos

Versículos Bíblico para Amigos

e lhes disse: "Não, meus ­amigos! Não façam essa perversidade!
Gênesis 19:7

Tempos depois morreu a mulher de Judá, filha de Suá. Passado o luto, Judá foi ver os tosquiadores do seu rebanho em Timna com o seu amigo Hira, o adulamita.
Gênesis 38:12

Judá mandou o cabritinho por meio de seu amigo adulamita, a fim de reaver da mulher sua garantia, mas ele não a encon­trou,
Gênesis 38:20

Declarou-lhes também: "Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: 'Pegue cada um sua espada, percorra o acampamento, de tenda em tenda, e mate o seu irmão, o seu amigo e o seu vizinho' ".
Êxodo 32:27

O Senhor falava com Moisés face a face, como quem fala com seu amigo. Depois Moisés voltava ao acam­pamento; mas Josué, filho de Num, que lhe servia como auxiliar, não se afastava da tenda.
Êxodo 33:11

"Se o seu próprio irmão ou filho ou filha, ou a mulher que você ama ou o seu amigo mais chegado secretamente instigá-lo, dizendo: 'Vamos adorar outros deuses!' - deuses que nem você nem os seus antepassados conheceram,
Deuteronômio 13:6

Por exemplo, se um homem for com o seu amigo cortar lenha na floresta e, ao levantar o machado para derrubar uma árvore, o ferro escapar e atingir o seu amigo e matá-lo, ele poderá fugir para uma daquelas cidades para salvar a vida.
Deuteronômio 19:5

Gideão chegou bem no momento em que um homem estava contando seu sonho a um amigo. "Tive um sonho", dizia ele. "Um pão de cevada vinha rolando dentro do acampamento midianita e atingiu a tenda com tanta força que ela tombou e se desmontou."
Juízes 7:13

Seu amigo respondeu: "Não pode ser outra coisa senão a espada de Gideão, filho de Joás, o israelita. Deus entregou os midianitas e todo o acampamento nas mãos dele".
Juízes 7:14

E a mulher de Sansão foi dada ao amigo que tinha sido o acompanhante dele no casamento.
Juízes 14:20

"Eu estava tão certo de que você a odiava", disse ele, "que a dei ao seu amigo. A sua irmã mais nova não é mais bonita? Fique com ela no lugar da irmã".
Juízes 15:2

Os filisteus perguntaram: "Quem fez isso?" Responderam-lhes: "Foi Sansão, o genro do timnita, porque a sua mulher foi dada ao seu amigo". Então os filisteus foram e queimaram a mulher e seu pai.
Juízes 15:6

O dono da casa saiu e lhes disse: "Não sejam tão perversos, meus amigos. Já que esse homem é meu hóspede, não cometam essa loucura.
Juízes 19:23

Enquanto isso, Boaz subiu à porta da cidade e sentou-se, exatamente quando o resgatador que ele havia mencionado estava passando por ali. Boaz o chamou e disse: "Meu amigo, venha cá e sente-se". Ele foi e sentou-se.
Rute 4:1

Depois dessa conversa de Davi com Saul, surgiu tão grande amizade entre Jônatas e Davi que Jônatas tornou-se o seu melhor amigo.
1 Samuel 18:1

E Jônatas fez um acordo de amizade com Davi, pois se tornara o seu melhor amigo.
1 Samuel 18:3

E Jônatas fez Davi reafirmar seu juramento de amizade, pois era seu amigo leal.
1 Samuel 20:17

Quando Davi chegou a Ziclague, enviou parte dos bens às autoridades de Judá, que eram seus amigos, dizendo: "Eis um presente para vocês, tirado dos bens dos inimigos do Senhor".
1 Samuel 30:26

Abner ficou furioso com a pergunta de Is-Bosete e exclamou: "Por acaso eu sou um cão a serviço de Judá? Até agora tenho sido leal à família de Saul, seu pai, e aos parentes e amigos dele, e não deixei que você caísse nas mãos de Davi; agora você me acusa de um delito envolvendo essa mulher!
2 Samuel 3:8

Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Simeia, irmão de Davi.
2 Samuel 13:3

Husai, amigo de Davi, chegou a Jerusalém quando Absalão estava entrando na cidade.
2 Samuel 15:37

Então Husai, o arquita, amigo de Davi, aproximou-se de Absalão e exclamou: "Viva o rei! Viva o rei!"
2 Samuel 16:16

Mas Absalão disse a Husai: "É essa a lealdade que você tem para com o seu amigo? Por que você não foi com ele?"
2 Samuel 16:17

Quando Hirão, rei de Tiro, soube que Salomão tinha sido ungido rei, mandou seus conselheiros a Salomão, pois sempre tinha sido amigo leal de Davi.
1 Reis 5:1

Assim que começou a reinar, logo que se assentou no trono, eliminou toda a família de Baasa. Não poupou uma só pessoa do sexo masculino, fosse parente fosse amigo.
1 Reis 16:11

Então Jeú matou todos os que restavam da família de Acabe em Jezreel, bem como todos os seus aliados influentes, os seus amigos pessoais e os seus sacerdotes, não lhe deixando sobrevivente algum.
2 Reis 10:11

Husai, o arquita, era amigo do rei.
Aitofel foi sucedido por Joiada, filho de Benaia, e por Abiatar.
Joabe era o comandante do exército real.
1 Crônicas 27:34

Não és tu o nos­so Deus, que expulsaste os habitantes desta terra perante Israel, o teu povo, e a deste para sempre aos descendentes do teu amigo Abraão?
2 Crônicas 20:7

"Agora, então, Tatenai, governador do território situado a oeste do Eufrates, e Setar-Bozenai, e vocês, oficiais dessa província e amigos deles, mantenham-se afastados de lá.
Esdras 6:6

saí de noite com alguns dos meus amigos. Eu não havia conta­do a ninguém o que o meu Deus havia posto em meu coração que eu fizesse por Jerusalém. Não levava nenhum outro animal além daque­le em que eu estava montado.
Neemias 2:12

Página 2

e que eram muito amigos do rei: Carsena, Setar, Adamata, Társis, Meres, Marsena e Memucã; eles eram os sete nobres da Pérsia e da Média que tinham acesso direto ao rei e eram os mais importantes do reino.
Ester 1:14

Hamã, porém, controlou-se e foi para casa.
Reunindo seus amigos e Zeres, sua mulher,
Ester 5:10

Então Zeres, sua mulher, e todos os seus amigos lhe sugeriram: "Mande fazer uma forca, de mais de vinte metros de altura, e logo pela manhã peça ao rei que Mardoqueu seja enforcado nela. Assim você poderá acompanhar o rei ao jantar e alegrar-se". A sugestão agradou Hamã, e ele mandou fazer a forca.
Ester 5:14

e contou a Zeres, sua mulher, e a todos os seus amigos tudo o que lhe havia acontecido.
Ester 6:13

Quando três amigos de Jó, Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, souberam de todos os males que o haviam atingido, saíram, cada um da sua região. Combinaram encontrar-se para, juntos, irem mostrar solidarie­dade a Jó e consolá-lo.
Jó 2:11

"Um homem desesperado
deve receber
a compaixão de seus amigos,
muito embora ele tenha abandonado
o temor do Todo-poderoso.
Jó 6:14

Vocês seriam capazes
de pôr em sorteio o órfão
e de vender um amigo
por uma bagatela!
Jó 6:27

"Tornei-me objeto de riso
para os meus amigos,
logo eu, que clamava a Deus
e ele me respondia,
eu, íntegro e irrepreensível,
um mero objeto de riso!
Jó 12:4

O meu intercessor é meu amigo,
quando diante de Deus
correm lágrimas dos meus olhos;
Jó 16:20

ele defende a causa do homem
perante Deus,
como quem defende
a causa de um amigo.
Jó 16:21

Se alguém denunciar os seus amigos
por recompensa,
os olhos dos filhos dele fraquejarão,
Jó 17:5

Os meus parentes me abandonaram
e os meus amigos
esqueceram-se de mim.
Jó 19:14

Todos os meus amigos chegados
me detestam;
aqueles a quem amo
voltaram-se contra mim.
Jó 19:19

"Misericórdia, meus amigos!
Misericórdia!
Pois a mão de Deus me feriu.
Jó 19:21

Para eles a manhã
é tremenda escuridão;
eles são amigos
dos pavores das trevas.
Jó 24:17

Da companhia dos amigos
foram expulsos aos gritos,
como se fossem ladrões.
Jó 30:5

Tam­bém se indignou contra os três amigos, pois não encontraram meios de refutar Jó, e mesmo assim o tinham condenado.
Jó 32:3

"Desejo responder
a você e aos seus amigos
que estão com você.
Jó 35:4

Depois que o Senhor disse essas pala­vras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: "Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.
Jó 42:7

Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.
Jó 42:10

se fiz algum mal a um amigo
ou se poupei sem motivo o meu adversário,
Salmos 7:4

Não me dês o castigo reservado para os ímpios
e para os malfeitores,
que falam como amigos com o próximo,
mas abrigam maldade no coração.
Salmos 28:3

Por causa de todos os meus adversários,
sou motivo de ultraje para os meus vizinhos
e de medo para os meus amigos;
os que me veem na rua fogem de mim.
Salmos 31:11

Saí vagueando e pranteando,
como por um amigo ou por um irmão.
Eu me prostrei enlutado,
como quem lamenta por sua mãe.
Salmos 35:14

Meus amigos e companheiros me evitam
por causa da doença que me aflige;
ficam longe de mim os meus vizinhos.
Salmos 38:11

Até o meu melhor amigo,
em quem eu confiava
e que partilhava do meu pão,
voltou-se contra mim.
Salmos 41:9

mas logo você, meu colega,
meu companheiro, meu amigo chegado,
Salmos 55:13

Afastaste de mim os meus melhores amigos
e me tornaste repugnante para eles.
Estou como um preso que não pode fugir;
Salmos 88:8

Tiraste de mim os meus amigos
e os meus companheiros;
as trevas são a minha única companhia.
Salmos 88:18

Rei poderoso, amigo da justiça!
Estabeleceste a equidade
e fizeste em Jacó o que é direito e justo.
Salmos 99:4

Página 3

Sou amigo de todos os que te temem
e obedecem aos teus preceitos.
Salmos 119:63

Em favor de meus irmãos e amigos, direi:
Paz seja com você!
Salmos 122:8

pois o Senhor detesta o perverso,
mas o justo é seu grande amigo.
Provérbios 3:32

Os pobres são evitados
até por seus vizinhos,
mas os amigos dos ricos são muitos.
Provérbios 14:20

O homem perverso provoca dissensão,
e o que espalha boatos afasta bons amigos.
Provérbios 16:28

Aquele que cobre uma ofensa
promove amor,
mas quem a lança em rosto
separa bons amigos.
Provérbios 17:9

O amigo ama em todos os momentos;
é um irmão na adversidade.
Provérbios 17:17

Quem tem muitos amigos
pode chegar à ruína,
mas existe amigo
mais apegado que um irmão.
Provérbios 18:24

A riqueza traz muitos amigos,
mas até o amigo do pobre o abandona.
Provérbios 19:4

Muitos adulam o governante,
e todos são amigos de quem dá presentes.
Provérbios 19:6

O pobre é desprezado
por todos os seus parentes,
quanto mais por seus amigos!
Embora os procure,
para pedir-lhes ajuda,
não os encontra em lugar nenhum.
Provérbios 19:7

Muitos se dizem amigos leais;
mas um homem fiel,
quem poderá achar?
Provérbios 20:6

Quem ama a sinceridade de coração
e se expressa com elegância
será amigo do rei.
Provérbios 22:11

O que o carvão é para as brasas
e a lenha para a fogueira,
o amigo de brigas
é para atiçar discórdias.
Provérbios 26:21

Não abandone o seu amigo
nem o amigo de seu pai;
quando for atingido pela adversidade
não vá para a casa de seu irmão;
melhor é o vizinho próximo
do que o irmão distante.
Provérbios 27:10

Quem rouba seu pai ou sua mãe
e diz: "Não é errado",
é amigo de quem destrói.
Provérbios 28:24

Se um cair,
o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.
Mas pobre do homem que cai
e não tem quem o ajude a levantar-se!
Eclesiastes 4:10

Conte-me, você, a quem amo,
onde faz pastar o seu rebanho
e onde faz as suas ovelhas
descansarem ao meio-dia?
Se eu não o souber,
serei como uma mulher coberta com véu
junto aos rebanhos dos seus amigos.
Cânticos 1:7

Entrei em meu jardim,
minha irmã, minha noiva;
ajuntei a minha mirra com
as minhas especiarias.
Comi o meu favo e o meu mel;
bebi o meu vinho e o meu leite.Poeta
Comam, amigos,
bebam quanto puderem, ó amados!
Cânticos 5:1

Você, que habita nos jardins,
os amigos desejam ouvi-la;
deixe-me ouvir a sua voz!
Cânticos 8:13

Seus líderes são rebeldes,
amigos de ladrões;
todos eles amam o suborno
e andam atrás de presentes.
Eles não defendem os direitos do órfão,
e não tomam conhecimento
da causa da viúva.
Isaías 1:23

Cantarei para o meu amigo
o seu cântico
a respeito de sua vinha:
Meu amigo tinha uma vinha
na encosta de uma fértil colina.
Isaías 5:1

"Você, porém, ó Israel, meu servo,
Jacó, a quem escolhi,
vocês, descendentes de
Abraão, meu amigo,
Isaías 41:8

Você não acabou de me chamar:
'Meu pai, amigo da minha juventude?
Jeremias 3:4

Assim diz o Senhor:
"Estou colocando obstáculos
diante deste povo.
Pais e filhos tropeçarão neles;
vizinhos e amigos perecerão".
Jeremias 6:21

"Cuidado com os seus amigos,
não confie em seus parentes.
Porque cada parente é um enganador,
e cada amigo um caluniador.
Jeremias 9:4

Amigo engana amigo,
ninguém fala a verdade.
Eles treinaram a língua
para mentir;
e, sendo perversos,
eles se cansam demais
para se converterem.
Jeremias 9:5

Pois assim diz o Senhor: 'Farei de você um terror para você mesmo e para todos os seus amigos: você verá com os próprios olhos quando eles forem mortos à espada dos seus inimigos. Entregarei todo o povo de Judá nas mãos do rei da Babilônia, que os levará para a Babilônia e os matará à espada.
Jeremias 20:4

E você, Pasur, e todos os que vivem em sua casa irão para o exílio, para a Babilônia. Lá vocês morrerão e serão sepultados, você e todos os seus amigos a quem você tem profetizado mentiras' ".
Jeremias 20:6

Ouço muitos comentando:
"Terror por todos os lados!
Denunciem-no! Vamos denunciá-lo!"
Todos os meus amigos estão esperando
que eu tropece, e dizem:
"Talvez ele se deixe enganar;
então nós o venceremos
e nos vingaremos dele".
Jeremias 20:10

Página 4

As­sim dirá cada um de vocês ao seu amigo ou parente: 'O que o Senhor respondeu? O que o Senhor falou?'
Jeremias 23:35

Porque cometeram loucura em Israel: adulteraram com as mulheres de seus amigos e em meu nome falaram menti­ras, que eu não ordenei que falassem. Mas eu estou sabendo; sou testemunha disso', declara o Senhor.
Jeremias 29:23

Todas as mulheres deixadas no palácio real de Judá serão levadas aos oficiais do rei da Babilônia. E elas dirão a você:
'Aqueles teus amigos de confiança
te enganaram
e prevaleceram sobre ti.
Teus pés estão atolados na lama;
teus amigos te abandonaram'.
Jeremias 38:22

Chora amargamente à noite,
as lágrimas rolam por seu rosto.
De todos os seus amantes
nenhum a consola.
Todos os seus amigos a traíram;
tornaram-se seus inimigos.
Lamentações 1:2

E assim foi emitido o decreto para que fossem mortos os sábios; os encarregados saíram à procura de Daniel e dos seus amigos, para que também fossem mortos.
Daniel 2:13

Daniel voltou para casa, contou o proble­ma aos seus amigos Hananias, Misael e Azarias,
Daniel 2:17

e lhes pediu que rogassem ao Deus dos céus que tivesse misericórdia acerca desse mistério, para que ele e seus amigos não fossem executa­dos com os outros sábios da Babilônia.
Daniel 2:18

Empurram você para as fronteiras
todos os seus aliados;
enganam você e o sobrepujarão
os seus melhores amigos;
aqueles que comem com você
para você armam ciladas".
E Esaú não percebe nada!
Obadias 1:7

Não confie nos vizinhos;
nem acredite nos amigos.
Até com aquela que o abraça
tenha cada um cuidado com o que diz.
Miquéias 7:5

Se alguém lhe perguntar: 'Que feridas são estas no seu cor­po?', ele responderá: 'Fui ferido na casa de meus amigos'.
Zacarias 13:6

Veio o Filho do homem comendo e bebendo, e dizem: 'Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores'. Mas a sabedoria é comprovada pelas obras que a acompanham".
Mateus 11:19

"Mas ele respondeu a um deles: 'Amigo, não estou sendo injusto com você. Você não concordou em trabalhar por um denário?
Mateus 20:13

E lhe perguntou: 'Amigo, como você entrou aqui sem veste nupcial?' O homem emudeceu.
Mateus 22:12

Jesus perguntou: "Amigo, o que o traz?"
Então os homens se aproximaram, agarraram Jesus e o prenderam.
Mateus 26:50

Jesus foi com eles.
Já estava perto da casa quando o centurião mandou amigos dizerem a Jesus: "Senhor, não te incomodes, pois não mereço receber-te debaixo do meu teto.
Lucas 7:6

Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e vocês dizem: 'Aí está um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores'.
Lucas 7:34

Então lhes disse: "Suponham que um de vocês tenha um amigo e que recorra a ele à meia-noite e diga: 'Amigo, empreste-me três pães,
Lucas 11:5

porque um amigo meu chegou de viagem, e não tenho nada para lhe oferecer'.
Lucas 11:6

Eu digo: Embora ele não se levante para dar-lhe o pão por ser seu amigo, por causa da importunação se levantará e lhe dará tudo o que precisar.
Lucas 11:8

"Eu digo a vocês, meus amigos: Não tenham medo dos que matam o corpo e depois nada mais podem fazer.
Lucas 12:4

Mas quando você for convidado, ocupe o lugar menos importante, de forma que, quando vier aquele que o convidou, diga: 'Amigo, passe para um lugar mais importante'. Então você será honrado na presença de todos os convidados.
Lucas 14:10

Então Jesus disse ao que o tinha convidado: "Quando você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também, por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado.
Lucas 14:12

e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: 'Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida'.
Lucas 15:6

Mas ele respondeu ao seu pai: 'Olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. Mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos.
Lucas 15:29

Por isso, eu digo: Usem a riqueza deste mundo ímpio para ganhar amigos, de forma que, quando ela acabar, estes os recebam nas moradas eternas.
Lucas 16:9

Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte.
Lucas 21:16

Herodes e Pilatos, que até ali eram inimigos, naquele dia tornaram-se amigos.
Lucas 23:12

A noiva pertence ao noivo. O amigo que presta serviço ao noivo e que o atende e o ouve enche-se de alegria quando ouve a voz do noivo. Esta é a minha alegria, que agora se completa.
João 3:29

Depois de dizer isso, prosseguiu dizendo-lhes: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou até lá para acordá-lo".
João 11:11

Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.
João 15:13

Página 5

Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.
João 15:14

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês.
João 15:15

Daí em diante Pilatos procurou libertar Jesus, mas os judeus gritavam: "Se deixares esse homem livre, não és amigo de César. Quem se diz rei opõe-se a César".
João 19:12

No outro dia chegaram a Cesareia. Cornélio os esperava com seus parentes e amigos mais íntimos que tinha convidado.
Atos dos Apóstolos 10:24

Alguns amigos de Paulo dentre as autoridades da província chegaram a mandar-lhe um recado, pedindo-lhe que não se arriscasse a ir ao teatro.
Atos dos Apóstolos 19:31

E ordenou ao centurião que mantivesse Paulo sob custódia, mas que lhe desse certa liberdade e permitisse que os seus amigos o servissem.
Atos dos Apóstolos 24:23

No dia seguinte, ancoramos em Sidom; e Júlio, num gesto de bondade para com Paulo, permitiu-lhe que fosse ao encontro dos seus amigos, para que estes suprissem as suas necessidades.
Atos dos Apóstolos 27:3

Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.
1 Timóteo 3:8

traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus,
2 Timóteo 3:4

Ao contrário, é preciso que ele seja hospitaleiro, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio
Tito 1:8

Cumpriu-se assim a Escritura que diz: "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça", e ele foi chamado amigo de Deus.
Tiago 2:23

Adúlteros, vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus.
Tiago 4:4

A paz seja com você. Os amigos daqui enviam saudações. Saúde os amigos daí, um por um.
3 João 1:15