Ticker

6/recent/ticker-posts

CIDADE PERDIDA DE GIGANTES DESCOBERTA NAS FLORESTAS DO EQUADOR



Mitos equatorianos falam de antigas cidades de gigantes escondidas na selva amazônica, deixadas para trás por seus habitantes "incomuns" e, lentamente, sendo retomadas pela natureza. Na verdade, a maioria das tribos da bacia amazônica contam histórias de uma raça perdida de seres humanos gigantes, que construíram assentamentos prósperos muito antes dos seres humanos de tamanho "normal" chegarem à área.

Guiados pelas crenças dos locais em seres míticos, uma equipe de investigadores viajou para um lugar remoto na floresta tropical do Equador, para ver com seus próprios olhos se as histórias eram verdadeiras. Os aborígines levaram a tripulação a um lugar que chamam santo, onde as tribos locais se reúnem para celebrar os espíritos poderosos que, segundo eles, habitam o local.

Quando chegaram neste lugar sagrado, estruturas megalíticas começaram a tomar forma, sendo, a maior, um tipo de pirâmide com 260 pés de altura por 260 pés de largura, com um ângulo irregular. A estrutura foi construída usando-se centenas de pedras enormes, que pesam mais de 2 toneladas. Quando inspecionaram o topo da pirâmide, os pesquisadores descobriram uma pedra plana, polida, provavelmente, utilizada como um altar cerimonial ou sacrificial.
Parece que é uma parede pavimentada, uma rua antiga ou praça com um ângulo de 60 graus, talvez o telhado de uma grande estrutura, disse o arqueólogo franco-americano Benoit Duverneuil. Muitas das pedras foram perfeitamente alinhadas, têm bordas afiadas e parecem ter sido esculpidas por mãos humanas.

A maior parte do corpo da estrutura foi coberta por líquen, mas o restante das pedras visíveis revelou um material espesso e aparentemente impenetrável, que ligou e manteve as pedras juntas. Isso poderia representar um dos primeiros exemplos de concreto a ser utilizado na América? E como foram os gigantes da Amazônia capazes de criar um material tão complexo naqueles tempos antigos?
Mas, provavelmente, a descoberta mais fascinante vem na forma de ferramentas manufaturadas. De grandes dimensões e idade, elas acabaram por se misturar com o chão da floresta. Ainda não está claro para que serviam tais objetos, mas os pesquisadores consideram que foram utilizados no trabalho com metais. No entanto, uma coisa é óbvia: seu tamanho teria tornado impossível de se manusear ou empunhar por um ser humano moderno.

Bruce Fentom, escritor, pesquisador e membro da equipe que encontrou esta cidade, presumidamente, de gigantes, acredita que as ferramentas descobertas apresentam a prova definitiva de humanos gigantes que habitaram a Terra.
"O que realmente nos faz acreditar que estas construções tenham abrigado a mesma raça de gigantes, é a presença de martelos extremamente grandes, ou pelo menos os martelos de pedra", disse ele.

"Assumindo que tenham sido encaixadas ainda à peças de madeira dura, tais objetos teriam um tamanho e peso incríveis, tornando sua utilização como instrumentos impraticáveis para um Inca ou indígena típico, pois esses seres tinham, em geral, em torno de 1,65 m."

Expedições em florestas tropicais do Equador trouxeram resultados que suportam o fato de que os gigantes existiram em algum tempo. Ossos de grandes dimensões foram encontrados espalhados em cavernas de todas as Américas, e ainda há evidências surgindo, indicando que a nossa história escrita pode precisar de alguma revisão.

Outra coisa interessante a se notar é o sigilo mantido pelas autoridades locais. Em 2013, quando o Ministério da Cultura do Equador enviou seus representantes para investigar o local, eles concluíram que o edifício em forma de pirâmide era nada mais do que uma formação natural.

Fenton e sua equipe, ao contrário, acreditam que o diâmetro e a forma das pedras, o padrão complexo depois que eles foram fabricados, também a sua fina montagem parecem ter uma origem artificial. Fora isso, ainda há estruturas de formas estranhas na área próxima, à espera de uma investigação.

Vários montes enormes que parecem não naturais para o local estão esperando para ser escavados nos próximos anos. Mesmo que uma densa camada de vegetação os tenha coberto, há alguns investigadores afirmando que poderia haver câmaras e túneis enterrados ali. Outros sugeriram que poderia haver um complexo inteiro de pirâmides e casas que podem esconder restos de uma antiga raça de gigantes.

Até uma investigação mais aprofundada, só podemos pensar em tal hipótese. No entanto, a falta de cooperação demonstrada pelas autoridades locais claramente levanta alguns pontos de interrogação. Existe algo de extrema importância enterrado em algum lugar na selva amazônica que se pretende manter como um segredo?