“A população mundial quer respostas de seus líderes. Ela espera soluções, não medidas ineficazes ou desculpas.” — BAN KI-MOON, SECRETÁRIO-GERAL DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.
A BÍBLIA descreve a época em que vivemos como “tempos críticos, difíceis de manejar”. (2 Timóteo 3:1) Os noticiários estão cheios de relatos preocupantes de guerras, terrorismo, tensões econômicas e uma iminente catástrofe ambiental de proporções globais.
Existe margem para otimismo? Será que os governos humanos podem solucionar os problemas do mundo? Ou devemos esperar que a solução venha de outra fonte?
O que muitas nações dizem
Muitas nações dizem ter o apoio de Deus. Por exemplo, os Estados Unidos da América, em seu juramento à bandeira, afirmam ser “uma nação sob Deus”. Também estampam em suas moedas e notas de dinheiro as palavras “Em Deus Confiamos”.
Sem dúvida, muitas pessoas que moram nos Estados Unidos nem sequer acreditam que Deus existe — e o mesmo ocorre em outros países que afirmam ter apoio divino. Mesmo aquelas que acreditam em Deus têm opiniões diferentes sobre até que ponto ele interfere nos assuntos humanos.
● Algumas pessoas dizem que Deus não se importa com a humanidade e que o homem não tem outra opção a não ser governar a si mesmo.
● Outras dizem que Deus atua por meio dos governos humanos e que ele pode abençoar os esforços deles de mudar nosso mundo.
Você concorda com algum desses conceitos?
Pense no seguinte: Se o primeiro conceito fosse verdade, nós estaríamos em sérios apuros. E se o segundo fosse verdade, então precisaríamos nos perguntar: ‘Será que Deus tem preferência por algum país? Se dois países inimigos em guerra orarem com fervor pedindo a vitória, a quem Deus vai ajudar?’ Existe a possibilidade de que ele não apoie nenhum dos dois?
O que a Bíblia ensina
1. O homem não foi feito para governar a si mesmo. A Bíblia diz: “Não é do homem que anda o dirigir o seu passo.” (Jeremias 10:23) A História comprova que essa declaração é verdadeira. Os governos humanos não transformaram o mundo num lugar melhor, mesmo quando os governantes defendiam ideais honrosos e tinham as melhores das intenções. Na verdade, “homem tem dominado homem para seu prejuízo”. — Eclesiastes 8:9.
2. Deus se importa conosco. Ele está a par de nosso sofrimento e não é indiferente. Além disso, ele agirá para nos ajudar. Como? Por meio de seu Reino, que “jamais será arruinado”. — Daniel 2:44.
3. O Reino de Deus é um governo real. É esse Reino que milhões de pessoas sinceras pedem na famosa oração do Pai-Nosso. Nela, as pessoas imploram a Deus: “Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.” (Mateus 6:10) Observe que a ação do Reino de Deus não se restringirá apenas ao céu; ele também tornará possível que a vontade de Deus seja feita na Terra.
4. Por meio de seu Reino, Deus pode — e vai — mudar o mundo. Se você acha difícil acreditar nisso, veja o que a Bíblia ensina.
● Deus deu à raça humana um início perfeito em condições pacíficas. — Gênesis 1:27-31.
● Apesar dos problemas atuais, Deus não abandonou seu propósito para a Terra. — Salmo 37:11, 29.
● Deus já tomou medidas para que a Terra e a raça humana sejam restauradas às condições que faziam parte de seu propósito original. — João 3:16.