Ticker

6/recent/ticker-posts

ESCRITURAS: O CONCEITO DA BÍBLIA: COMO DEVEMOS ORAR A DEUS?

18 ORIGINAIS SAIBA TA NA NET
É UM privilégio indescritível falar com o Todo-Poderoso e lhe contar nossos pensamentos mais íntimos. Mas muitas pessoas não sabem ao certo como orar, e outras querem melhorar suas orações. Pelo visto, alguns dos primeiros seguidores de Jesus Cristo também queriam melhorar suas orações. Um deles lhe disse:
“Senhor, ensina-nos a orar.” (Lucas 11:1) Em resposta, Jesus ensinou uma oração-modelo, muitas vezes chamada de oração do Pai-Nosso. Essa oração bela, e ao mesmo tempo simples, nos ajuda a nos dirigir a Deus de modo apropriado, além de esclarecer a mensagem principal da Bíblia.


A oração-modelo de Jesus

Jesus disse:

“Tendes de orar do seguinte modo: ‘Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome. Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra. Dá-nos hoje o nosso pão para este dia; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores. E não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.’” — Mateus 6:9-13.

Observe que Jesus disse:

“Tendes de orar do seguinte modo.” O que aprendemos disso? Ele não queria que seus seguidores simplesmente repetissem suas palavras. De fato, ele tinha acabado de lhes dizer para não fazer orações repetitivas. (Mateus 6:7) Sua oração é uma lição sobre prioridades — o que é mais importante para Deus, não para nós. Analisemos então cada trecho dessa oração.

Uma análise da oração-modelo

“Nosso Pai nos céus, santificado seja o teu nome.” Jesus apropriadamente se dirigiu a Deus como “Pai”, porque Ele nos ama e nos protege, assim como um bom pai humano. Ele também tem um nome, Jeová, que não deve ser confundido com seus muitos títulos, como Todo-Poderoso, Deus e Senhor. (Salmo 83:18) Mas por que o nome de Deus, que inclui sua reputação, precisa ser santificado? Porque ele tem sido difamado e caluniado.

Algumas pessoas culpam a Deus quando passam por dificuldades. Mas, na realidade, essas dificuldades podem ser resultado de ações humanas ou simplesmente de elas estarem no lugar errado, na hora errada. (Provérbios 19:3; Eclesiastes 9:11) Outras acusam a Deus de causar desastres naturais. Mas a Bíblia diz que, “por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém”. (Tiago 1:13) E muitas religiões ensinam que Deus castiga os maus por torturá-los eternamente num inferno de fogo, ensinamento que com certeza ofende ao Deus de amor. (Jeremias 19:5; 1 João 4:8) De acordo com Romanos 6:23, “o salário pago pelo pecado é a morte”, não o tormento eterno.

“Venha o teu reino.”

O Reino de Deus é um governo real sob o comando de Jesus Cristo, que é o Rei. Ele logo assumirá o controle de toda a Terra. Daniel 7:14 diz: “Foi-lhe dado domínio, e dignidade, e um reino.” O Reino de Deus ‘virá’ quando ele intervier nos assuntos humanos, destruindo todos os governos em oposição e assumindo pleno controle da Terra. — Daniel 2:44.

“Realize-se a tua vontade, como no céu, assim também na terra.”

Sob o domínio do Reino, a humanidade se sujeitará à vontade de Deus. Em resultado disso, a verdadeira paz prevalecerá e todos os humanos adorarão a Deus em harmonia com a verdade. O sistema político corrupto e a religião falsa serão eliminados. Figurativamente falando, “a tenda de Deus” estará “com a humanidade”, diz Revelação (Apocalipse) 21:3, 4, “e [ele] enxugará dos seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.

As coisas anteriores já passaram”.

“Dá-nos hoje o nosso pão para este dia.”

Depois de dar prioridade ao nome de Deus e Seu Reino, Jesus dá atenção às nossas necessidades. Suas palavras indicam que não devemos nos empenhar em obter muitas coisas além do necessário “para este dia”. Devemos acatar o conselho:

“Não me deixes ficar nem rico, nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver.”

— Provérbios 30:8, Bíblia na Linguagem de Hoje.

“Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores.”

Aqui, a palavra “dívidas” significa “pecados”. Todos nós devemos obediência a Deus. Então, quando lhe desobedecemos, ou pecamos contra ele, podemos dizer que acumulamos uma “dívida”. Mas DEUS está disposto a perdoar essa dívida se perdoarmos os que pecam contra nós. — Mateus 18:21-35.
“Não nos leves à tentação, mas livra-nos do iníquo.”

O “iníquo” é Satanás, o Diabo, também chamado de “o Tentador”. (Mateus 4:3) Visto que nossa carne imperfeita é fraca, precisamos da ajuda de Deus para resistir a Satanás e seus agentes humanos. — Marcos 14:38.

Desejamos que a oração-modelo de Jesus ajude você a melhorar suas orações, talvez por ajustar suas prioridades. Mas como a oração-modelo de Jesus esclarece a mensagem principal da Bíblia?

De acordo com as palavras de Jesus, o tema principal da Bíblia é a santificação do nome sagrado de Deus, a eliminação de toda a maldade e o domínio pacífico do Reino de Deus sobre a Terra. Notou como Jesus conseguiu incluir tantos pontos importantes em sua oração-modelo?

[Nota(s) de rodapé]

Nos idiomas originais da Bíblia, em especial o hebraico e o grego, o nome divino ocorre cerca de 7 mil vezes. Infelizmente, muitas versões modernas usam títulos de Deus no lugar de seu santo nome.

Quando uma pessoa morre, ela não continua viva de alguma forma. Os mortos estão ‘descansando’, ou dormindo, e “não estão cônscios de absolutamente nada”, até o dia de sua ressurreição. — João 5:28, 29; 11:11-13; Eclesiastes 9:5.