Ticker

6/recent/ticker-posts

Nova descoberta: Túmulo intacto descoberto em Assuão

Nova descoberta Túmulo intacto descoberto em Assuão 01
O túmulo intacto do irmão de um governador elefantino da 12ª Dinastia foi descoberto, contendo uma gama de bens funerários.
A Missão Arqueológica Espanhola em Qubbet El-Hawa, oeste de Assuão, descobriu uma estrutura intacta onde foi enterrado o irmão de um dos mais importantes governadores da 12ª Dinastia, Sarenput II.
Mahmoud Afifi, chefe do Departamento de Antiguidades Egípcias Antigas , descreveu a descoberta como "importante" não só para a riqueza da câmara funerária, mas também para esclarecer pessoas próximas aos que estão no poder.
Nasr Salama, diretor-geral de Aswan Antiquities, disse que a descoberta é única com produtos funerários que consistem em cerâmica, dois caixões de cedro (exterior e interior) e um conjunto de modelos de madeira, que representam barcos funerários e cenas da vida diária.
Alejandro Jiménez-Serrano, chefe da missão espanhola da Universidade de Jaén, disse que uma múmia também foi descoberta, mas ainda está em estudo. É coberto com uma cartonagem policromada com uma bela máscara e colares.
As inscrições nos caixões trazem o nome do falecido, Shemai. Seguido respectivamente por sua mãe e pai, Satethotep e Khema. Este último foi governador de Elefantina sob o reinado de Amenemhat II.
Nova descoberta Túmulo intacto descoberto em Assuão 02
Túmulo
Ele explicou que Sarenput II, o irmão mais velho de Shemai, foi um dos mais poderosos governadores do Egito sob os reinados de Senostré II e Senóstros III. Além de seus deveres como o regulador de Elephantine, era general das tropas egípcias e era responsável para o culto de deuses diferentes.
Com esta descoberta, afirmou Serrano, a missão da Universidade de Jaén em Qubbet El-Hawa acrescenta mais dados a descobertas anteriores de 14 membros da família governante de Elefantina durante a 12ª Dinastia. Um número tão elevado de indivíduos oferece uma oportunidade única para estudar as condições de vida da classe alta no Egito há mais de 3.800 anos.