Uma antiga fortaleza chamada Por-Bajin - ou Por-Bazhyn, Por-Bazhyng - tem historiadores e Putin - entre muitos outros - completamente confundidos. Ninguém sabe ao certo por que a misteriosa fortaleza de 1300 anos de idade foi construída em uma distante ilha da Sibéria, nem por que foi abandonada.
Os especialistas têm opiniões mistas.
O presidente russo, Vladimir Putin, visitou a misteriosa ilha com o príncipe Alberto de Mônaco e disse: "Estive em muitos lugares, já vi muitas coisas, mas nunca vi nada desse tipo".
Descoberto um século atrás, a misteriosa fortaleza localizada na distante Sibéria chamada Por-Bajin continua a misty especialistas e líderes mundiais.
A primeira impressão - ao olhar para a ilha misteriosa - é uma fortaleza retangular ou prisão em ruínas.
Construído há cerca de 1.300 anos, ninguém tem certeza do que se usou a ilha de forma retangular e suas ruínas labirínticas, nem por que foi abandonada.
Cientistas e historiadores não podem concordar com uma única teoria. Alguns acreditam que a fortaleza isolada foi criada no passado distante para atrair pessoas lá - e não uma prisão - e provavelmente foi usada como um mosteiro, um retiro religioso ou mesmo como um antigo observatório astronômico.
Significado "casa de barro" na língua Tuvan, Por-Bajin fica entre as gamas Sayan e Altain e está localizado a quase 4.000 quilômetros de Moscou.
A localização da ilha foi descoberta pela primeira vez em 1891, e desde então os especialistas não conseguiram entender seu verdadeiro propósito.
Em 2007, os especialistas decidiram visitar a ilha e dar uma olhada. Os cientistas descobriram tabuletas de argila de pés humanos, desenhos antigos nas paredes e portões MASSIVE.
Acredita-se que a ilha mystifying foi criada durante o período do Uighur Khaganate (744-840 AD) entretanto ninguém sabe a razão exata por que foi construído.
Por-Bajin no mapa de Uighur Kaganate. Imagem: Irina Arzhantseva
Além disso, o que choca ainda mais os peritos é o fato de que a ilha foi construída em um lugar extremamente solitário e está localizada a uma grande distância de grandes assentamentos e rotas comerciais antigos.
Quanto mais especialistas investigam, mais misterioso fica. Os cientistas concluíram que com base na forma como a ilha foi construída e tendo em conta os materiais utilizados, a tradição arquitectónica chinesa antiga está presente.
Embora Por-Bajin acredita-se que data de pelo menos 1.300 anos, muitas das paredes estão intactas e extremamente bem preservado. A estrutura principal na ilha - posicionada no pátio interior - é separada em duas partes e é coberta por uma passagem de telhado telhada que é prendida por 36 colunas de madeira maciças colocadas em bases de pedra.
A Ilha, seu design, seu propósito e praticamente tudo sobre ele é um mistério.
Especialistas não têm idéia de por que foi construído, mas um mistério ainda maior é por isso que foi abandonado.
Os cientistas têm notado que há uma falta de aquecimento na ilha, mesmo que ele está localizado na Sibéria e sofre períodos de clima extremamente severo. A Ilha está localizada a mais de 7.000 acima do nível do mar.
Como observado pelo Siberian Times , " ... o que surpreende os especialistas, no entanto, é a falta de sistemas de aquecimento rudimentar, especialmente dado que Por-Bajin fica a 2.300 metros acima do nível do mar e sofre o clima siberiano. "
Alguns especialistas estão convencidos de que as ruínas antigas são uma reminiscência da "Cidade Proibida" da China.
O professor Heinrich Härke, especialista em arqueologia do início da Idade Média, disse que o layout do site, semelhante a uma "Cidade Proibida" imperial e as técnicas usadas para a construção de paredes e telhados, são reminiscências da arquitetura ritual da dinastia Tang de 618-907 dC. Isso levou muitos a concluir que talvez os arquitetos e construtores chineses estavam diretamente envolvidos na construção deste complexo.
No entanto, nem todos concordam.
A ilha foi visitada pelo presidente russo Vladimir Putin, que foi acompanhado pelo príncipe Alberto de Mônaco.
Comentando sobre a ilha misteriosa, Putin disse que: "Eu estive em muitos lugares, eu vi muitas coisas, mas nunca vi nada desse tipo."
FONTE:ewao