É um número fatal 13? Em mais coincidências impossíveis (Luciérnaga, 2016) , Josep Guijarro oferece algumas pistas que lhe dará o que a pensar.
-
"Ser supersticioso traz má sorte." Se não é mesmo uma fobia reconheceu este número chamado triscaidecafobia. E se você pensa palabro impronunciável espera de saber o nome de fobia a sexta-feira 13: friggatriscaidecafobia. Um tornado real, vêm em .
-
O termo vem de uma deusa Viking, Frigg ou Frigga, esposa de Odin em que a origem etimológica da palavra reside sexta-feira (sexta-feira).
E em culturas anglo-saxões é Sexta-feira 13 e nenhum dia de ínfima qualidade na terça-feira.Em qualquer caso, a treze anos tem sido associado a fatalidade da mais remota antiguidade. O rei babilônico Hamurabi, por exemplo, leis e decretos compilados numeradas sequencialmente mas curiosamente omitido os treze lista considerando-o um mau presságio. poeta grego Hesíodo também alertou os agricultores contra o plantio no dia 13 do mês. Treze é também o número total de participantes em uma convenção (12 bruxas e o próprio Satanás), de modo que muitos consideram que atrai o mal.
-
Sabe-se que alguns hotéis e companhias aéreas evitar esse problema. Em alguns casos, substituem M (o alfabeto XIII) ou 12 + 1. Mesmo disse, e isto é mais preocupante para os cientistas da NASA, a agência espacial norte-americana, eles temem que o número 13 desde a tragédia da Apollo XIII.
Também não é coincidência que as missões Apollo 22, apenas o 13º falhou. Lugares para procurar, o foguete foi lançado em 13 horas e 13 minutos do complexo 39 (três vezes treze) a partir do Centro Espacial Kennedy.O navio, como você sabe, sofreu uma explosão de ar que forçou o cancelamento da missão. Coincidência? Simples é superstição?
Mesmo se você pensar de outra forma, os cientistas não são estranhos para a superstição. Alguém perguntou o famoso físico Niels Bohr por que ele tinha pendurado uma ferradura na porta de seu escritório.
-
você não é acreditar que tal absurdo pode ter um efeito sobre a sua sorte? Ele -interrogó um colega.
Para que Bohr respondeu:
-
Não, mas eu ouvi ele funciona mesmo com aqueles que não acreditam.
-
E agora sabemos que cada vez que há um lançamento bem sucedido no pão NASA comido com milho, jogar poker e reunir em torno de um bolo que não até mesmo comer. Deve evocar sorte.
-
Quando a 13 repete
-
Outro exemplo marcante do número de repetições treze anos está associada com o famoso compositor alemão Richard Wagner. Sua vida parece para ser ligada indissoluvelmente a este número.
-
O compositor da ópera lendário Parsifal , emocionou tanto os nazistas, entrou o mundo em um 13 de acabamento, especificamente em 1813, que é o mesmo ano em que seu pai morreu de tifo seis meses após ano. A soma das letras do seu nome dá treze. Os números do seu nascimento exercício (1 + 8 + 1 + 3 ) também adicionar 13. Compôs treze óperas e, além disso, morreu um dia 13. coisa complicada, especialmente sendo um compositor.
Também o número 13 tem perseguido insistentemente Papa Francisco. Bem, para ser justo, não apenas treze anos, mas três.Jorge Bergoglio foi nomeado sumo sacerdote em 2013, ou seja, 13 mar (terceiro mês do ano). O fumata branco met em 7 horas e 6 minutos quando a Itália (cuja soma é igual a 6 7 + 13).
-
As coincidências não acabar nesta história. Aos 21 anos, o que acrescenta três, ele decidiu para se tornar um sacerdote. Foi ordenado um jesuíta em 13 de dezembro de 1969. Ah, e foi eleito papa de 13 dias após a renúncia de Benedicto XVI. Que forte!
-
Ele escreveu o filósofo Benedict Spinoza que "os homens nunca seria supersticioso se poderiam governar todas as circunstâncias por regras fixas, ou se vissem sempre favorecida pela fortuna."
-
Mas não é assim. Aleatoriedade, acaso, coincidência quebrar os nossos esquemas e desafiar qualquer padrão ou estatísticas.
-
Conjurar possibilidade
-
Mas é, talvez, é que é possível para controlar a sorte? Sua clássica deusa mitologia Fortuna ligou e disse que não obedecer às leis ... como coincidências. Apesar de tudo tentar evitar tanto sorte como a caridade 'acaso' das maneiras mais surpreendentes.
-
É claro que a origem da superstição encontra-se em padrões causais. Relutância em ir sob as escadas, para o qual você está atravessando um gato preto na estrada, derramando sal na mesa ou visto o amarelo, deve ser baseada em mortes pessoais e anônimas eram uma passagem acervo irreligiosa dos séculos. Eye. Também como atrair sorte segue o mesmo padrão, mas com um resultado inverso.
-
Antropólogo Bronislaw Malinowski advertiu que os habitantes das ilhas Trobriand -chamado oficialmente ilhas Kiriwina- em Papua Nova Guiné, que viveu na área onde a pesca foi mais abundantes non-performing ritos mágicos. Em contraste, povoando a região com capturas mais precárias tinha desenvolvido práticas esotéricas para pesca pode ser propício.
-
Em outras palavras, é o medo do fracasso, o perigo, o risco -em que anima superstição suma-, para encontrar uma solução mágica fora a "má sorte" ou atrair boa.
-
E todos nós estamos suscetíveis a uma maior ou menor grau.
De acordo com o estudo realizado em 2013, 25% dos espanhóis têm algum tipo de superstição ou ritual relacionado aos números de loteria.Para procurar significado ou combiná-los com datas.
-
O estudo reuniu que entre os números mais populares desenhados Natal, são os terminada 31, que, curiosamente, é a data que o Halloween é celebrado, 666 ou o número da Besta, que é a excelência rescisão satânico e como poderia ser de outra forma, terminado em 13. Embora o último valor desperta sentimentos mistos.
-
Curiosamente, treze, não é um número particularmente fascinante do ponto de vista da ciência. Embora se presta a alguns jogos matemáticos, sua magia aritmética está longe de que pode fornecer outros números.
-
13 é um número primo que é parte da sucessão de Fibonnacci e 13 são também o número de sólidos de Arquimedes, um grupo de poliedros convexos cujas faces são polígonos regulares de dois ou mais tipos. Não se preocupe, como a matemática me dado errado (como a grande maioria, não se engane), você vai economizar a explicação do poliedro série Fibonnacci ou Arquimedes, mas vou permitir que falar de "caipiras". Não, eu não quero dizer pequena cidade pessoas ou palurdas, conforme definido pelo termo que a RAE em seu dicionário, mas o seu outro significado: "Cada um dos dois lados que formam o ângulo reto em um triângulo retângulo."