Ticker

6/recent/ticker-posts

Domínio Espiritual - Quem são os que habitam no domínio espiritual – Parte 01

Espiritual dominio
QUEM SÃO OS QUE HABITAM NO DOMÍNIO ESPIRITUAL?

15 A Bíblia mostra que nós, humanos, que vivemos aqui na terra, não somos as únicas pessoas vivas e inteligentes no universo. Revela que, assim como há um domínio carnal de criaturas que respiram o ar da terra, bebem sua água e se alimentam de seus comestíveis, há também um domínio espiritual, que não depende das provisões de vida na terra. E ela mostra que o Principal naquele domínio espiritual é o próprio Criador, Deus. Jesus disse sobre ele: “Deus é Espírito, e os que o adoram têm de adorá-lo com espírito e verdade.” — João 4:24.

16 Há agora cerca de quatro bilhões de habitantes na terra. A Bíblia revela que, no domínio espiritual, há além do Criador milhões de outras pessoas espirituais, que conhecemos como anjos. (Daniel 7:9, 10; Revelação 5:11) Todos estes outros receberam sua vida do Criador do céu e da terra, e vieram à existência muito antes da criação dos primeiros humanos. Conforme diz Revelação 4:11: “Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste todas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade.” Não há pessoas, humanas ou espirituais, que não devam sua vida a Jeová Deus, o Criador.

17 A narrativa histórica da Bíblia mostra que depois de Deus ter criado no Éden o primeiro filho e filha humanos, Adão e Eva, certo poderoso anjo, movido por vaidade e ambição, rebelou-se contra Deus. Usando de engano e apelando para o egoísmo, conseguiu fazer com que o primeiro casal humano se juntasse a ele nesta rebelião. Tendo-se assim tornado inimigo de Jeová, o Criador, é chamado de Satanás, que em hebraico significa “opositor” ou “adversário”. (Gên. 3:1-13; Revelação 12:9) Mais tarde, ele induziu outros filhos espirituais de Deus, ou anjos, a adotarem um proceder similar de rebelião.

18 O apóstolo Pedro fala sobre estes espíritos, que foram “desobedientes, quando a paciência de Deus esperava nos dias de Noé”. (1 Pedro 3:19, 20) A história bíblica mostra que a atração sexual desempenhou um papel nesta desobediência, fazendo com que tais filhos espirituais viessem à terra, assumissem forma humana e assim abandonassem seu lugar designado no serviço de Deus. Lemos em Gênesis 6:2 a respeito dos dias de Noé, antes do Dilúvio: “Então os filhos do verdadeiro Deus começaram a notar as filhas dos homens, que elas eram bem-parecidas; e foram tomar para si esposas, a saber, todas as que escolheram.”

19 Deus não permitiu que isto prosseguisse indefinidamente. Causou um dilúvio global de águas sobre a terra, arrasando toda a humanidade corruta e preservando apenas seus servos fiéis. Por isso, os desobedientes filhos espirituais tiveram de desmaterializar-se, quer dizer, abandonar a forma humana e retornar ao domínio espiritual. Depois disso, são chamados de demônios ou espíritos maus. Mostrando que Deus não lhes permitiu mais assumirem forma humana e que os tem mantido numa condição degradada e condenada, Judas 6 diz: “Os anjos que não conservaram a sua posição original, mas abandonaram a sua própria morada correta, ele [Deus] reservou com laços sempiternos, em profunda escuridão, para o julgamento do grande dia.”

20 Desde aquele tempo, e com o apoio de tais espíritos iníquos ou demônios, Satanás tem sido o “deus” deste mundo e de seus sistemas corrutos. Isto talvez surpreenda a você. Mas, leia João 14:30 e 2 Coríntios 4:4, e verá que, quando a Palavra de Deus fala sobre o “governante do mundo” ou sobre “o deus deste sistema de coisas”, não se refere a Jeová Deus, mas a Satanás, o Diabo. O apóstolo João escreveu: “O mundo inteiro jaz no poder do iníquo”, e diz também que Satanás é aquele que “está desencaminhando toda a terra habitada”. — 1 João 5:19; Revelação 12:9.

21 A Bíblia mostra, assim, que não há só espíritos bons, tais como os anjos, mas também demônios ou espíritos maus. O conhecimento destas verdades é muito importante, porque é a chave para abrir a porta do entendimento da relação dos espíritos invisíveis conosco e com os acontecimentos de nossa vida diária. Vejamos agora como o conhecimento exato da Palavra de Deus nos ajuda a encontrar a resposta às seguintes perguntas importantes.
Continua…