Ticker

6/recent/ticker-posts

Domínio Espiritual – O que acontece quando alguém morre? – Parte 04



O QUE ACONTECE QUANDO ALGUÉM MORRE?

O que aconteceu aos nossos antepassados quando morreram, e o que pode acontecer a nós, ao morrermos? Pense no que aconteceu aos nossos primeiríssimos antepassados, o primeiro casal humano, Adão e Eva. Eles eram perfeitos e poderiam ter vivido para sempre, se tivessem permanecido obedientes a Deus. 

Mas, Deus os advertiu sobre a terrível conseqüência de desobedecerem, dizendo: 

“Positivamente morrerás.” (Gênesis 2:17) Mais tarde, o grande adversário e enganador, Satanás, chegou-se a Eva e proferiu a primeira mentira registrada. No afã de enganá-la e desviar de Deus tanto a ela como seu marido Adão, Satanás usou uma serpente como seu porta-voz, dizendo: “Positivamente não morrereis.” — Gênesis 3:4.

30 Quem tinha razão, Deus ou Satanás? Encontramos Adão ainda vivendo em alguma parte da terra? Claro que não. Aconteceu assim como Deus disse, Adão morreu. (Gênesis 5:5) E quando o primeiro casal humano morreu, o acontecimento era exatamente como Deus lhes dissera de modo claro:

“[Voltarás] ao solo, pois dele foste tomado. Porque tu és pó e ao pó voltarás.” (Gênesis 3:19) Deus não disse nada sobre irem para o céu, para o inferno ou para um mundo espiritual.

31 A Palavra de Deus diz sobre a verdadeira condição dos mortos: 

“Os mortos, porém, não estão cônscios de absolutamente nada.” (Eclesiastes 9:5) Será que podem expressar afeto ou ódio pelos vivos? Novamente, a Bíblia responde: “Seu amor, e seu ódio, e seu ciúme já pereceram, . . . pois não há trabalho, nem planejamento, nem conhecimento, nem sabedoria no Seol [palavra hebraica para a sepultura, o lugar para onde vão os mortos].” (Eclesiastes 9:6, 10) 

Confirmando isso, o Salmo 146:4 diz que o homem “volta ao seu solo; neste dia perecem deveras os seus pensamentos”. E o Salmo 115:17 acrescenta: “Os próprios mortos não louvam a Já [Jeová], nem quaisquer dos que descem ao silêncio.”

32 Por causa disso, o estado de morte é muitas vezes comparado, na Bíblia, com o sono. Atos 13:36 diz que, quando o Rei Davi faleceu, ele “adormeceu”. 

A Primeira aos Tessalonicenses 4:13, 14, refere-se a cristãos falecidos como “aos que estão dormindo”. Também Jesus falou sobre Lázaro do mesmo modo, quando foi ressuscitá-lo dentre os mortos. Disse: “Eu viajo para lá para o despertar do sono.” (João 11:11-14; Daniel 12:13) Pode ver, assim, por que não precisa ter medo dos mortos, nem tentar apaziguar a ira deles ou de outro modo granjear seu favor. 

A Palavra de Deus mostra que estão mortos, inconscientes, em silêncio e incapazes de se comunicar com os vivos, ou de expressar qualquer emoção ou ação. Não podem nem ajudar nem prejudicar os vivos.



Jhero