A RESSURREIÇÃO
Pense bem na espantosa experiência de Lázaro. Quando Jesus chegou ao lar dele, Lázaro já estava morto por quatro dias. (João 11:39) Seu cadáver passara a decompor-se. Jesus fez então algo que nenhum feiticeiro ou curandeiro jamais poderá fazer.
Ele “clamou com voz alta: ‘Lázaro, vem para fora!’ O homem que estivera morto saiu”. (João 11:43, 44) Donde saiu? Do “mundo espiritual”? Não, saiu do túmulo em que esteve deitado inconsciente, adormecido na morte, durante os quatro dias.
34 Em outra ocasião, Jesus ressuscitou uma menina de 12 anos. Pode imaginar a alegria dos pais dela, quando isto aconteceu! O relato em Marcos 5:42 diz que “eles ficaram logo fora de si com grande êxtase”. Ver um minuto antes sua filhinha morta, sem vida, e depois, no momento seguinte, abraçá-la viva e bem, era uma experiência maravilhosa. Certamente, era muitíssimo melhor do que receber uma mensagem, supostamente dum ente querido falecido, por meio dum médium espírita ou dum feiticeiro.
35 Isto é uma lição maravilhosa para todos nós. O que Jesus fez, enquanto na terra, ao ressuscitar os mortos, foi apenas uma pequena demonstração do que fará em vasta escala durante o seu reinado milenar de paz, agora iminente.
O próprio Jesus disse: “Todos os que estão nos túmulos memoriais ouvirão a sua voz e sairão.” (João 5:28, 29) Descrevendo esse tempo maravilhoso, Revelação 20:13 diz: “E o mar entregou os mortos nele, e a morte e o Hades [a sepultura] entregaram os mortos neles, e foram julgados individualmente segundo as suas ações.”
O apóstolo Paulo disse: “Eu tenho esperança para com Deus . . . de que há de haver uma ressurreição tanto de justos como de injustos.” — Atos 24:15.
36 Agora, queira responder na sua própria mente às seguintes perguntas: Não refuta esta promessa clara duma ressurreição a idéia de que os mortos estejam vivos? Se os mortos estivessem vivos e usufruíssem uma existência no céu ou em algum mundo espiritual, qual seria o objetivo da ressurreição? Não haveria necessidade dela.
Deve ser evidente, em vista da Palavra de Deus, que a idéia de que ‘a morte é apenas o momento de transição do espírito para a próxima vida’ é completamente falsa. A Bíblia ensina claramente que os mortos estão mesmo mortos, inconscientes, adormecidos, até o grande despertar pela ressurreição na nova ordem de Deus.
37 Mas, talvez diga: ‘Se isto for verdade, como podemos explicar todas as manifestações e mensagens recebidas?’ Nos dias atuais, inúmeras pessoas, em toda a terra, tiveram contato com o mundo espiritual por meio de médiuns, feiticeiros, sonhos ou outros modos. Visto que os mortos não estão cônscios e não podem comunicar-se com os vivos, donde procedem essas mensagens?