Segundo um estudo publicado no periódico científico , as aranhas podem planar e orientar sua trajetória, um comportamento inédito neste tipo de animal.
Ao todo, 59 espécimes foram coletados nas florestas do Peru e do Panamá e jogados de uma altura entre 20 e 25 metros. Destes, 93% foram capazes de planar e controlar seu voo e 86% estabeleceram uma trajetória direta até o local onde pousaram.
Para isso, as aranhas assumiram uma postura corporal característica, virando seu corpo para cima com grande agilidade e planando na direção apontada por suas cabeças.
Para controlar a trajetória, usaram suas pernas dianteiras. Caso quisessem ir para a direita, mudavam o ângulo de sua perna esquerda, por exemplo.
Cientistas acreditam que a espécie, que é encontrada em florestas tropicais da América do Sul, adquiriu esta habilidade ao habitar troncos de árvores d, locais mais seguros do que o solo, onde animais buscam se alimentar.
Desta forma, ao cair de uma árvore, estas aranhas conseguem controlar sua trajetória para chegar a outro tronco em vez de cair no chão.
Fonte: www.jornalotabloide.com.br