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O SEGREDO DOS XAMÃS ANTIGOS E SEUS PODERES MÁGICOS

O SEGREDO DOS XAMÃS ANTIGOS E SEUS PODERES MÁGICOS

Uma das figuras-chave dos mundos antigos era o xamã. Tão enigmáticos hoje como eram milhares de anos atrás, esses místicos praticantes foram ditos possuir poderes mágicos que ajudaram a moldar as primeiras sociedades humanas.

Hoje, a palavra "xamanismo" é freqüentemente usada de forma generalizada para ilustrar muitos rituais mágicos indígenas em uma ampla gama de culturas em todo o mundo. Livros modernos podem ser encontrados sobre um chamado "xamanismo celta" e até mesmo "xamanismo egípcio antigo", também escritores modernos, como o Dr. Michael Harner também criaram o que é chamado de "xamanismo central" ou "xamanismo urbano".
Essas ações assumem o aspecto de crenças e rituais xamânicos e as colocam de forma segura, limpa e, muitas vezes, em torno da forma tópica que é adequada para os ocidentais que procuram a espiritualidade alternativa. Neste artigo, no entanto, exploramos o verdadeiro "xamanismo central", como tem sido praticado por centenas de anos na Sibéria e em algumas áreas da Mongólia de onde se origina.
As primeiras referências a usuários mágicos que poderiam ser descritos como xamãs datam do século XIII. Naquela época, os primeiros viajantes ocidentais passaram pela Ásia Central e descobriram os governantes mongóis. Marco Polo, o explorador conheceu magos que eram curandeiros e podiam distinguir doenças pelo uso da adivinhação. Polo diz que os xamãs se tornaram possuídos pelo que ele descreveu como "um demônio", que usou sua voz para falar através deles.
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Sacerdote do diabo - ilustração do século XVII de um xamã Siberian
No século XVI, um explorador inglês chamado Richard Johnston foi o primeiro a descrever um ritual de xamã. Ele proclamou testemunhando um homem tribal usando peles de animais e tocando um tambor "em forma de grande peneira" em "ritos diabólicos". Ele então afirmou que durante o rito, o baterista caiu sob um feitiço e foi possuído por "espíritos malignos".
Nicholas Witsen é outro explorador ocidental que em 1692 viajou para a Ásia e descreveu vendo um xamã ou "padre do Diabo". Ele estava vestido com uma regalia ritual, formada por um vestido de cabeça de antlered e um rico roupão brasonado, e gritou e bater em um tambor para chamar os espíritos. Refletindo a cultura católica de onde eles vieram, esses ocidentais se consideravam civilizados e consideravam os xamãs como homens fantásticos que adoravam o diabo e forçavam seus discípulos ingênuos e ignorantes a servirem a espíritos e demônios maus.
Embora os ocidentais utilizem o termo "xamã" para descrever todos os praticantes mágicos tribais, na realidade eles foram divididos em várias categorias diferentes com poderes e deveres mágicos específicos. Esses consistiam em "conjuradores" que convocavam e controlavam espíritos, feiticeiros que estudavam magia negra, profetas que predissem o futuro, transeunistas que podiam viajar em forma de espírito a outros mundos, curandeiros que podiam tratar ferimentos e eram especialistas em medicina popular e herbalismo , E xamãs que guiaram os mortos e realizaram ritos funerários.
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A maioria dos xamãs trabalhou com aliados animais ou ajudantes espirituais em forma animal.Estes espíritos os ajudaram com seu trabalho mágico e também lhes ofereceram conhecimento. Por exemplo, os praticantes xamânicos foram guiados por uma rena ou lobos que os ajudaram a rastrear e destruir espíritos malignos, e corvos para se livrar da doença. Outros espíritos animais tomaram a forma de corujas, ursos, esquilos, sapos, cães, sapos, gaivotas e águias.
Um dos tipos mais significativos e apreciados de praticantes mágicos era o shaman-smith. Culturas de todo o mundo da Europa para a África dar o smith um papel central na sociedade tribal. Era considerado um feiticeiro poderoso por causa de seu domínio sobre o fogo e habilidade em moldar o metal. Há muitos mitos sobre ferreiros fazendo negócios com demônios, deuses ou seres antigos. Há também muitos deuses smith em velhas lendas que eram magos, fizeram armas para os Deuses ou inventaram ferramentas agrícolas. Os xamãs-smiths originais da Sibéria fizeram objetos rituais de grande poder, imbuídos depois com propriedades mágicas que serviam a outros xamãs ou guerreiros da tribo. Eles foram nomeados apenas pelos espíritos e em vez de tambores, eles usaram seus bigornas para se conectar e interagir com o reino espiritual.
Os homens não eram os únicos autorizados a se tornarem xamãs, pois as mulheres tinham um papel fundamental na manutenção da prosperidade e da linhagem de uma tribo. As fêmeas eram muitas vezes shaman-healers, como eles se especializaram em problemas de saúde com crianças, bem como a fertilidade humana e animal. As xamãs eram distinguidas por suas diferentes saias feitas de peles de animais e chapéus luminosamente coloridos feitos de lã.
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Outra especialista era a xamã-parteira. Ela foi encarregada da proteção espiritual dos espíritos maus durante o nascimento e também com a garantia de que os bebês chegassem com segurança a este mundo. Logo depois que uma criança nasceu, a xamã-parteira cortou o cordão umbilical e depois purificou o recém-nascido com água salgada e fogo. Durante as primeiras semanas de vida de um bebê, ela realizou o ritual apropriado para proteger a criança até que seu espírito estivesse totalmente resolvido no mundo material. Se esses rituais não foram realizados de acordo, então o espírito do bebê pode retornar de onde tinha vindo.
Nos dias atuais, a sociedade desviou sua cabeça da crença espiritual e do conhecimento cósmico. O novo mundo que os seres humanos criaram está ligado ao ganho material e aos objetos sem alma, em vez de compreender as necessidades humanas e preservar a vida. Atualmente, somos controlados e restringidos em nossa maneira de viver e pensar. A informação pode parecer fácil, mas na maioria das vezes não é verdadeiramente autêntica. Isso levanta a questão: ainda somos capazes de acessar o reino espiritual de nosso mundo concreto, como fizeram os xamãs uma vez?
FONTE: ufoholic