Ticker

6/recent/ticker-posts

Centenas de túneis que datam de pelo menos 10 mil anos foram descobertos no Brasil

tuneis no brasil foram descobertos

Centenas de túneis – que datam de pelo menos 10 mil anos – foram descobertos no Brasil.Alguns dos túneis apresentam misteriosas marcas de garra “nas paredes. “Não há nenhum processo geológico no mundo que produz túneis longos com uma seção transversal circular ou elíptica, que se ramificam e sobem e caem, com marcas de garra nas paredes”, diz um geólogo. “Eu também vi dezenas de cavernas que têm origens inorgânicas, e nestes casos, é muito claro que cavar animais não teve nenhum papel na sua criação.”


Especialistas no Brasil descobriram centenas de túneis subterrâneos que datam de mais de 10 mil anos.
Curiosamente, os especialistas acreditam que estes túneis misteriosos não foram esculpidos por seres humanos, mas por uma espécie extinta antiga.

A descoberta foi feita por Heinrich Theodor Frank, geólogo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, uma das maiores universidades federais do Brasil.

Como Heinrich estava dirigindo na estrada nacional Novo Hamburgo, ele notou um buraco estranho de cerca de um metro de diâmetro em um canteiro de obras que chamou sua atenção. Como ele estava com pressa para chegar em casa, ele não parou. No entanto, algumas semanas mais tarde ele voltou para o mesmo lugar com sua família, onde ele parou e pediu-lhes para esperar um momento no carro enquanto ele investigava os túneis.

“Notei que era um túnel, com cerca de 70 centímetros de altura e alguns metros de comprimento. O interior estava cheio de arranhões “, explica Theodor Frank à National Geographic.
“Quando cheguei em casa, procurei uma explicação na internet, mas não encontrei nada.” Desde então ouvi dizer que os túneis são formidáveis ​​ou que foram criados por índios, jesuítas, escravos, revolucionários e até mesmo ursos. Alguns até falam de uma grande serpente mitológica, que cavou os túneis “, diz ele.

image
Muitos dos túneis apresentam marcas de lei estranhas. (Cortesia: Heinrich Frank)

Tentando chegar ao fundo do mistério, Theodor Frank finalmente enviou algumas fotografias a Marcelo Rasteiro, membro da Sociedade Brasileira de Espeleologia, que respondeu enviando um artigo sobre paleoburrows, túneis escavados por qualquer tipo de organismo vivo em qualquer idade geológica “Por exemplo, um verme no Cambriano, um molusco no Mesozóico ou um rato no Pleistoceno”.

“Eu não sabia que havia uma coisa como paleoburrows”, diz Frank. – Sou geólogo, professor, e nunca tinha ouvido falar deles.

Então, quem poderia ter cavado esses aterradores túneis labirínticos, com suas paredes cobertas de arranhões? “Quando você explora as tocas, às vezes você tem a sensação de que há uma criatura esperando por você após a curva seguinte como se fosse o covil de um animal pré-histórico”, diz Frank em um artigo publicado pela Discovery .

Certamente, esses túneis não foram criados pelos nativos do Brasil. “Os índios que viviam no Brasil antes da chegada dos europeus não sabiam da existência do ferro e, portanto, não tinham ferramentas para escavar as rochas duras em que esses túneis são escavados”, explica National Geographic.

image
Mysterious Claw marcas são sinais claros dos antigos engenheiros que cavaram o túnel, há cerca de 10.000 anos. (Cortesia: Heinrich Frank)

Curiosamente, existem centenas desses túneis em todo o Brasil, embora muitos Curiouslyletely preenchido com sedimento que se acumulou após os túneis foram abandonados, mas as entradas ainda são distinguidos em forma circular ou elíptica.
O geólogo Amilcar Adamy do Serviço Geológico Brasileiro confirmou a descoberta de um grande complexo de túneis de 600 metros de comprimento no estado de Rondônia.
Além disso, Frank observa que “em países vizinhos como Uruguai, Paraguai, Chile e Bolívia, temos detectado algumas cavernas que também poderiam ser paleoburrows. Na Argentina, há muitos deles, principalmente nas falésias da costa atlântica, em Mar del Plata “.
Conforme observado por Alfredo Carpineti  da IFLScience , mais de 2.000 tocas foram encontradas, incluindo uma apenas na última quarta-feira. Os cientistas acreditam que foram cavados entre 10.000 e 8.000 anos atrás, embora os pesquisadores ainda estão a data corretamente.
Frank diz que speleothems, ou depósitos minerais, crescendo em paredes de burrow poderia ser usado para calcular uma idade, embora isso não tenha sido julgado ainda.

image
Um olhar dentro do Paleoburrow no Brasil. 
Cortesia: Heinrich Frank)

Armadillos gigantes? Mega-preguiças?

“O maior tatu gigante tinha uma largura de corpo de 80 centímetros, enquanto os túneis atingem larguras de 1,4 metros e, além disso, o teto está cheio de arranhões

“Eu pessoalmente acredito que eles foram escavados por preguiças terrestres, um grupo de mamíferos que se extinguiu naquela área há cerca de 10 mil anos”, diz Frank.

“Existem grandes túneis de até dois metros de altura e quatro metros de largura que foram indubitavelmente escavados por preguiças. Nós não sabemos as espécies específicas, mas certamente as maiores (megatheriums e eremoterios) eram muito grandes para cavar “, acrescentou.
“Nós também não sabemos qual é a função dos paleoburrows, talvez o clima seja uma explicação: era mais seco e mais quente do que hoje e os túneis eram isotérmicos, mas isso dificilmente pode explicar o complexo sistema de túneis de várias centenas de metros de comprimento, Foram mais provavelmente habitada por grupos de preguiças ou tatus. Os telhados e as paredes de muitos túneis são polidos, provavelmente graças ao atrito da pele dos animais, que se moveu através dos túneis durante décadas ou mesmo séculos “, concluiu Frank.

“Então, se um animal de 90 libras vivendo hoje cava um 16-polegada por 20-pé emprestado, o que iria cavar um cinco metros de largura e 250 metros de comprimento?”, Pergunta Frank. “Não há explicação – não predadores, não clima, não umidade. Eu realmente não sei.

No entanto, como observado pela descoberta , outro mistério é a estranha distribuição geográfica dos túneis.

Os chamados paleoburrows são comuns no sul do Brasil, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são, até agora, quase desconhecidos apenas ao sul no Uruguai. Além disso, os especialistas observam que muito poucos deles foram descobertos no norte do Brasil, e apenas um punhado de possíveis tocas foram encontrados em outros países da América do Sul.

Fonte:

Get Lost em mega-túneis Dug pela Megafauna da América do Sul
Imagem em destaque: (Amilcar Adamy / CPRM)