Ticker

6/recent/ticker-posts

Top 10 vulcões ativos mais perigosos do mundo

Os vulcões são caracterizados pela grande estrutura geológica em forma de cone que expelem lava e gases. Apesar de ser um fenômeno natural que existem a bilhões de anos, eles causam danos que podem afetar todo o planeta.
-
Os vulcões são considerados poluidores naturais devido ás altas quantidade de poeira, gases, e aerossóis ejetado na atmosfera, interferindo no clima. Há mais de 1500 vulcões ativos na Terra.
-
Confira quais são considerados os vulcões mais ativos e perigosos que causariam os maiores danos ao ambiente circundante e comunidades.
-

10°
Mauna Loa – Havaí
Mauna-Loa-Hawaii-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
No que diz respeito ao volume e área de superfície, Mauna Loa é o maior vulcão escudo no mundo e é um dos 5 vulcões que compõem a ilha do Havaí no Oceano Pacífico. Mauna Loa tem estado em erupção regularmente, nos últimos 700.000 anos, com sua mais recente erupção ocorrendo em 1984.
Este vulcão tem a forma de um escudo, porque sua lava tem baixa viscosidade e é extremamente fluida. Portanto, a fluidez acelera a lava causando mais incêndios e ameaça para a população, embora as erupções não sejam tão explosivas.

Vulcão Taal – Filipinas
Taal-Volcano-Philippines-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Taal é um vulcão cone de brasa localizado na ilha de Luzon, Filipinas, onde se encontra no meio do lago Taal. Fica somente a 31 milhas de Manila, que é a capital do país. Este vulcão teve 33 erupções registradas desde 1572 e uma das mais devastadoras foi em 1911 que matou milhares.
A última erupção foi em 1977, mas tem mostrado sinais de agitação desde 1991, com um total estimado de mortes entre 5.000 a 6.000 pessoas durante todas as erupções.

Ulawun – Papua-Nova Guiné
Ulawun-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Ulawun é um dos mais ativos vulcões neste país com 22 erupções registradas desde 1700. As erupções deste vulcão originam de sua cratera central. A maior ameaça representada por Ulawun é um colapso estrutural catastrófico, que poderia gerar uma erupção que causaria devastação de quase 100 km² de terreno circundante pela sua altura.

Monte Nyiragongo – República Democrática do Congo
Mount-Nyiragongo-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Este vulcão é um dos mais ativos no continente africano. É bem conhecido por seus grandes lagos de lava, que com frequência aparecem em sua cratera. Ele entrou em erupção ao menos 34 vezes desde 1882, a incluir muitos períodos onde a atividade foi contínua por anos em uma época.
A última erupção foi em 2002, que causou 120.000 perdas de casas e 147 vidas perdidas. Desde então, o lago de lava tem sido ativo até hoje e cientistas afirmam que pode haver outra erupção em futuro próximo.

Monte Merapi – Indonésia
Mount-Merapi-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Desde 1548, o Monte Merapi tem entrado em erupção regularmente e sua recente erupção foi em 2010, que deixou 320.000 desabrigados e 353 pessoas mortas. O nome do vulcão significa Montanha de Fogo quando traduzido, e é o mais ativo vulcão na Indonésia. A montanha que produziu mais fluxo de lava que qualquer vulcão do mundo.

Galeras – Colômbia
Galeras-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Localizado no sul da Colômbia próximo à fronteira do Equador, Galeras tem estado ativo por ao menos 1 milhão de anos. Sua primeira erupção registrada foi por volta de 1580. Em 1993, os cientistas reuniram-se para uma conferência e uma erupção inesperada matou 6 cientistas e 3 turistas.
Desde 2000, o vulcão entrou em erupção quase todo ano, jorrando para fora cinza e lava, causando tremores na região que resulta em vidas ceifadas pelas erupções inesperadas.

Sakurajima – Japão
Sakurajima-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Sakurajima era uma ilha, mas se tornou ligada ao continente após a erupção em 1914. A atividade vulcânica ainda continua, soltando grandes quantidades de cinza nos arredores com 7.300 erupções registradas nos últimos 50 anos.

Popocatépetl – México
Popocatepetl-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Este vulcão fica em torno de 35 milhas da Cidade do México, onde aproximadamente 9 milhões de pessoas estão dentro do seu raio de explosão. Ele entrou em erupção mais de 20 vezes desde 1519. É um grande pico coberto por uma camada glacial, e sua última erupção foi em 2013, com um tremor de amplitude alta com duração de 3.5 horas.

Monte Vesúvio – Itália
Mount-Vesuvius-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Esta é a região vulcânica mais densamente populosa em todo o mundo e tem uma história de atividade que faz deste um dos vulcões mais perigosos do mundo. Ele entrou em erupção pela última vez em 1944, mas tem um ciclo de erupção de apenas 20 anos.
É famoso por sua erupção no ano 79 d.C, que levou à destruição das cidades romanas de Pompéia e Herculano. As ruínas deste vulcão estão para contar a história e, prova disso, é o filme Pompeii de 2014.

Caldeira de Yellowstone – Estados Unidos
Yellowstone-Caldera-entre-os-vulcoes-ativos-mais-perigosos-do-mundo
Ao contrário de outros vulcões perigosos, Yellowstone é um super vulcão, pois é capaz de produzir uma erupção vulcânica com material ejetado superior a 1.000 km³, cerca de 1 milhão de vezes maior do que a maioria das erupções vulcânicas históricas.
E tem o potencial de acabar com o oeste dos Estados Unidos, e alterar o curso da história humana ou talvez causar o fim do mundo, como a erupção dele causaria outros vulcões em erupção! Sua atividade vulcânica tem aumentando e está sempre pronto para explodir!