Em 1976, o satélite Landsat da NASA estava orbitando a Terra quando fotografou pontos misteriosos no sudeste do Peru, a 71 graus e 30 minutos de longitude oeste na região de Madre de Dios, na Amazônia.
-
A fotografia de satélite, arquivada sob o número C-S11-32W071-03, mostrava um misterioso conjunto de formações, no meio da selva do sudeste do Peru.
-
A imagem de satélite revelou estruturas simetricamente espaçadas e uniformes, parecendo uma série de oito ou mais pirâmides, em pelo menos quatro linhas de dois.
-
A curiosa formação ficou conhecida como as Pirâmides de Paratoari , ou como muitos autores as chamariam mais tarde, Os Pontos do Peru , ou as Pirâmides de Pantiacolla.
-
A imagem de satélite enviou exploradores, autores e pesquisadores em um frenesi sobre o que são as estruturas curiosas.
-
As "pirâmides" tornaram-se bastante populares, especialmente porque se acredita que a cidade perdida de Paititi estava localizada em algum lugar naquela área.
Imagem C-S11-32W071-03 fotografada pelo satélite Landsat da NASA. Crédito de imagem: NASA
-
O presidente do Clube de Exploradores da América do Sul, Don Montague, escreveu sobre as estruturas enigmáticas em um artigo publicado no South American Explorer Journal, onde os descreveu como nada mais do que estranhas formações geológicas.
-
No entanto, muitas pessoas que viram a imagem de satélite não foram convencidas pelos escritos de Montague.
-
Proponentes da teoria de que a estrutura não é de formação geológica, mas na verdade, as estruturas feitas pelo homem argumentam que as pirâmides foram provavelmente construídas por uma antiga civilização há muito perdida que habitou a floresta amazônica há milhares de anos. A suposta estrutura, argumentam muitos, foi devorada pela floresta tropical circundante e coberta de milhares de anos de vegetação.
-
Explorando as pirâmides
-
Apesar do fato de que as supostas estruturas das pirâmides estão localizadas em uma parte remota da floresta amazônica, uma série de expedições foram montadas para explorar, não apenas as supostas pirâmides, mas a região em busca da cidade perdida de Paititi.
-
A cidade perdida de Paititi é uma lendária e antiga metrópole inca, que se diz estar localizada em algum lugar a leste dos Andes, dentro das densas e remotas florestas tropicais do sudeste do Peru, norte da Bolívia ou sudoeste do Brasil.
-
Inúmeras expedições para procurar a cidade perdida de Paititi foram estabelecidas, e algumas delas até procuraram as supostas pirâmides de Paratoari.
-
Entre 1984-2011 várias expedições foram lideradas por Gregory Deyermenjian, membro do clube explorador e explorador peruano. Estes incluíam a documentação dos restos incaicos em Mameria, a exploração e documentação dos petroglifos em Pusharo, a exploração e documentação das Pirâmides de Manu em Paratoari e outros.
-
Deyermenjian havia descoberto muitas evidências de antigos habitações incas na área, incluindo petróglifos, estradas pavimentadas, plataformas e praças, mas ele não encontrou provas conclusivas de que as estruturas misteriosas vistas pelo satélite Landsat da NASA eram estruturas feitas pelo homem. Deyermenjian argumentou que as estruturas eram formações de arenito natural conhecidas como esporões de troncos, que podem assumir a forma de pirâmides naturais.
-
Deyermenjian desde então, em 1999 e 2006, viu e fotografou vários sítios muito semelhantes na área do Rio Timpía, com enormes formações naturais intrigantemente piramidais.
“Em 1996, ainda sem helicóptero, novamente nos instalamos nas selvas baixas de Manu, em uma área ao sul de Pusharo, para alcançar e fazer o primeiro exame definitivo das“ Pirâmides de Paratoari ”, oito aparentemente uniformemente espaçadas. e colinas simetricamente não-simétricas que provocaram uma onda de especulações sobre sua origem e relação com Paititi desde que foram vistas em uma fotografia de satélite da NASA vinte anos antes ... ”( Fonte )
Você pode ler mais sobre as expedições de Deyermenjian e a busca por Paititi e o Reino Perdido dos Inca, aqui e aqui .
-
Mas as pessoas ainda estavam espantadas com as formações.
Em 2001, o explorador francês Thierry Jamin investigou o sítio de Pantiacolla e teria investigado as pirâmides, concluindo que elas são de fato formações naturais. No entanto, Jamin descobriu vários artefatos Inca na mesma área.
-
Em 2011, uma expedição britânica para investigar as Pirâmides de Paratoari com Kenneth Gawne, Lewis Knight, Ken Halfpenny, Gardner e Darwin Moscoso como parte do documentário “O Segredo dos Incas” aconteceu.