Ticker

6/recent/ticker-posts

Uma tempestade solar está vindo em direção à Terra: devemos nos preocupar?

Gases quentes estão emergindo de um buraco na atmosfera solar, enviando poderosos ventos solares cheios de partículas carregadas através do espaço e em nosso planeta.
image
-
Esses ventos podem gerar uma tempestade geomagnética menor na terça-feira, prevê a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). Mas o que é uma tempestade geomagnética e o que isso significa para as pessoas na Terra? As tempestades geomagnéticas são perturbações da magnetosfera do nosso planeta, uma bolha de espaço ao redor da Terra que é influenciada pelo seu campo magnético. O vento solar pode interferir nessa bolha à medida que a energia é transferida do vento para a magnetosfera.

"A magnetosfera pode capturar algumas das partículas que escapam do sol, armazenando-as e energia no espaço ao redor da Terra " , disse à Newsweek o físico espacial da Universidade de Londres, Colin Forsyth . "Quando o vento solar rápido de um buraco coronal atinge a Terra, ele comprime a magnetosfera e adiciona ainda mais energia a ela . " Este poderoso clima espacial pode transformar as correntes da magnetosfera e distorcer seus campos.

O Sol é um redemoinho quente de gases abrasadores, que às vezes expelem bilhões de toneladas de partículas carregadas em ejeções de massa coronal. Um buraco na coroa dos Sóis, a camada mais externa de sua atmosfera, é uma fonte de vento solar. A tempestade esperada na terça-feira é o resultado de gases que vazam de um buraco coronal e se deslocam em direção ao nosso planeta em alta velocidade. Dados de uma nave espacial da NASA sugerem que o vento se move a mais de 375 milhas por segundo, relata Spaceweather.com.
-

Mas não se preocupe, o campo magnético da Terra impedirá que a maioria das partículas carregadas transportadas pelo vento solar cheguem ao nosso planeta. Os satélites que orbitam ao redor da Terra, no entanto, podem ser atingidos por partículas solares. "Quando o vento solar rápido de um buraco coronal atinge a Terra, ele comprime a magnetosfera e adiciona ainda mais energia a ela ", disse Forsyth. "Isso pode melhorar o ambiente de radiação espacial, o que representa um risco para as espaçonaves orbitando bem acima da Terra . "
-
Tempestades magnéticas podem causar problemas com GPS, telefones celulares e TV via satélite. O clima espacial extremo pode afetar a orientação dos satélites, por exemplo, e dificultar sua comunicação com a Terra, diz NOAA. Mas como a tempestade de terça-feira é relativamente pequena, provavelmente terá apenas um pequeno impacto nos satélites. A tempestade geomagnética de baixo nível também pode causar "flutuações fracas na rede elétrica", mas é improvável que cause blecautes generalizados que o clima espacial mais ativo possa criar.
-
Além da tecnologia humana, as tempestades geomagnéticas podem ter efeitos estranhos na natureza. Mesmo tempestades menores podem interferir nos padrões migratórios normais de alguns animais. Se você mora em uma região de maior latitude, como Maine ou Michigan, nos EUA. UU., Você pode dar uma olhada nas luzes do norte. Essas pequenas tempestades são bastante comuns, ocorrendo em 900 dias a cada 11 anos do ciclo solar, disse Forsyth. "Eles passam sem que a maioria das pessoas saiba que estão acontecendo ." Embora a NOAA espere que a tempestade auge na tarde de terça-feira, o nosso campo geomagnético permanecerá instável até pelo menos quinta-feira.
FONTE:   ufo-spain