Ticker

6/recent/ticker-posts

O Eclipse da Lua e o Espetáculo de Marte, Júpiter, Saturno e Vênus

O Eclipse da Lua e o Espetáculo de Marte, Júpiter, Saturno e Vênus
-
O mais longo eclipse lunar do século 21 coloriu este satélite na última sexta-feira, enquanto Marte, além disso, quase em seu ponto mais próximo da Terra, brilhará com esplendor nos próximos dias.
image
O eclipse, que corresponde ao momento em que a Lua submerge na sombra da Terra, pode ser visto na África, Europa, Ásia e Austrália. Mas foi no leste e no sul da África, no Oriente Médio e na Índia que foi melhor apreciado. Em sua faceta chamada totalidade, durou quase uma hora e três quartos (103 minutos), que foi o mais longo eclipse de todo o século XXI.
-
Este foi o segundo eclipse total da lua de 2018; o primeiro aconteceu em 31 de janeiro. Em vários países, várias atividades foram organizadas para que seus habitantes pudessem desfrutar dos fenômenos celestes.
-

O outro protagonista da noite foi o planeta Marte, que deve ter estado "apenas" 57,6 milhões de quilômetros da Terra. Teremos que esperar até 2035 para ver o planeta vermelho tão perto de nós novamente. À primeira vista, pudemos ver um ponto brilhante no espaço, mas com um telescópio foi possível apreciar mais detalhes.
-
Essa dança celestial já foi vista inúmeras vezes no século 21, mas, desta vez, a lua escorregou para o centro da sombra. Este novo passo foi a chave para alongar sua coreografia. Do começo ao fim, a Lua foi marcada por dois fenómenos físicos: refração e dispersão. A refração ocorrerá quando a luz solar encontrar um obstáculo, a Terra.
-
A intensidade do vermelho nos permitiu conhecer a saúde da atmosfera, marcada pela poluição, os últimos incêndios registrados tanto na Espanha como em outras partes do mundo e erupções vulcânicas como o Kilawea. Este eclipse também coincidiu com o tempo em que Marte está mais próximo da Terra do que nos últimos 15 anos. É por isso que não só nos permitiu ver Marte; também Júpiter, Saturno e Vênus.
FONTE:   www.ufo-spain.com