-
Há alguns anos, uma equipe de pesquisadores partiu para Hawara, no Egito, para investigar um labirinto subterrâneo perdido, descrito por muitos autores clássicos como Heródoto e Estrabão. Os dados fornecidos pelas varreduras do radar realizadas pela "Expedição Mataha" produziram evidências conclusivas sobre a existência desse misterioso e misterioso labirinto subterrâneo.
O site Hawara foi explorado em 2008 por uma equipe de expedição egípcia belga. Embora as técnicas de penetração no solo sejam usadas pelos arqueólogos há anos, a Expedição Mataha (Mataha = Labirinto em árabe) foi a primeira a aplicar essa tecnologia na areia para investigar o labirinto perdido.
-
O chamado Labirinto do Egito, um templo colossal descrito por muitos autores clássicos como Heródoto e Estrabão, poderia ser a chave que iria provar a existência de uma civilização que precedeu outras culturas antigas de que ainda têm vestígios na área. Acredita-se que este monumento, de dimensões colossais, contém 3.000 salas cheias de hieróglifos e pinturas, e que foi perdido por dois milênios sob as antigas areias do Egito.
-
Entre os autores que mencionaram o Labirinto do Egito, é importante mencionar Heródoto, que afirmou ter visto com seus próprios olhos esta estrutura subterrânea e cuja descrição é surpreendente. Em seu livro de histórias, livro II, Heródoto descreve o labirinto da seguinte maneira:
"EU VI UM TRABALHO INCRÍVEL. SE ALGUÉM REUNIR AS CONSTRUÇÕES DOS GREGOS E MOSTRAR TODO O SEU TRABALHO EM CONJUNTO, PARECERIA MENOS ESFORÇO E DESPESA EM COMPARAÇÃO COM ESTE LABIRINTO. ATÉ AS PIRÂMIDES SÃO SUPERADAS POR ESTE GRANDE TRABALHO. E ENQUANTO FALO DAS CÂMARAS INFERIORES POR CAUSA DO QUE OUVI DOS OUTROS, EU MESMO VI OS SUPERIORES E TODOS ELES SUPERAM A TAREFA HUMANA "
Heródoto estava se referindo a um labirinto de dois andares. Um que tem telhados de pedra gigantes e outro subterrâneo. Tentativas foram feitas para representar o labirinto como existia no tempo do autor. Entre eles os desenhos feitos por um arqueólogo italiano e uma reconstrução visual, Athanasius Kircher, Alemão egiptólogo e acadêmicos. Durante Mataha resultados expedição que diziam presença de radar subterrâneo de várias cavidades em uma grade debaixo das areias foram Hawara Necrópole. No relatório dos resultados da expedição, foi escrito o seguinte:
-
Sob a superfície de pedra artificial aparece, apesar da ligeiramente distorcida pela presença de efeito das águas subterrâneas, a uma profundidade de entre 8 e 12 metros, uma estrutura em forma de grade de tamanho gigantesco feita a partir de um material de alta resistência que pode seja pedra granítica. Falamos da presença de uma estrutura arqueológica colossal sob a área de Petrie, que deve ser considerada como o telhado do labirinto ainda existente.
-
Após a descoberta do labirinto, o Dr. Zahi Hawass proibiu os membros da expedição de Mataha de publicar qualquer informação sobre a descoberta até que ele coletasse mais informações. No entanto, como a investigação nunca foi além, a expedição decidiu publicar esses dados interessantes em seu site. Já se passaram 8 anos desde a descoberta do labirinto subterrâneo em Hawara.
-
Infelizmente, o acesso à pirâmide de Hawara, atualmente, é inundado com água e lama, o que torna o labirinto provavelmente inundado.
-
Isto está encontrando a prova final de uma civilização perdida? Assista ao seguinte vídeo de nosso amigo Rafa Fernandez e seu canal "Em Busca da Verdade" e deixe seu comentário abaixo!