Ticker

6/recent/ticker-posts

Índia, petróglifos descobertos de uma civilização desconhecida


Uma nova descoberta de gravuras rupestres, no estado de Maharashtra, no oeste da Índia, pode levar mais de 12 mil anos e dar pistas para o passado da humanidade.
.
Segundo o jornalista da BBC Mayuresh Konnur, seriam petróglifos pertencentes a uma civilização desconhecida até hoje.
.
As rochas esculpidas, conhecidas como petroglifos, foram descobertas nas serras da região de Konkan, no oeste de Maharashtra. A descoberta foi feita principalmente nas áreas de Ratnagiri e Rajapur, das quais a maioria das imagens registradas nas colinas rochosas permaneceu escondida por milhares de anos.

A maioria dos desenhos estava sob camadas de terra e lama, mas alguns eram ao ar livre e eram sagrados e reverenciados pelos habitantes locais em algumas áreas. A grande variedade de dimensões da rocha surpreendeu os especialistas: eles representam animais, pássaros, figuras humanas e desenhos geométricos. A forma como as gravuras rupestres foram feitas e sua semelhança com as encontradas em outras partes do mundo levaram os especialistas a acreditar que elas foram criadas em tempos pré-históricos e talvez estejam entre as mais antigas já descobertas.

"A primeira coisa que deduzimos ao examinar esses petróglifos é que eles foram criados por volta de 10.000 aC", disse à BBC o diretor do departamento de arqueologia estadual de Maharashtra, Texas Garge. O mérito da descoberta foi dado por um grupo de exploradores liderados por Sudhir Risbood e Manoj Marathe, que começaram a procurar as imagens depois de encontrá-las na área. Muitos foram encontrados nos templos da aldeia e faziam parte da cultura local.

"Caminhamos milhares de quilômetros, as pessoas começaram a nos enviar imagens e até várias escolas se juntaram ao nosso esforço para encontrá-las. Os estudantes perguntaram a seus avós e outros anciões da aldeia se eles sabiam de outras pegadas, o que nos deu muitas informações valiosas ", disse Sudhir Risbood à BBC.
Eles encontraram gravuras rupestres em torno de 52 aldeias da região. Mas até então, apenas em cinco aldeias sabia que as imagens existiam. Além de procurar activamente para eles, e Risbood Marathe também desempenhou um papel importante na documentação de petroglifos e em persuadir as autoridades a participar do estudo e conservação.
.
Garge diz que as imagens parecem ter sido criadas por uma comunidade de caçadores-coletores que não estava familiarizada com a agricultura.
"Não encontramos nada sobre agricultura, mas os desenhos mostram animais caçados e não os detalhes de outras formas de animais. Então esse homem sabia sobre animais e criaturas marinhas. Isso indica que dependia da caça de alimentos ".

Shrikant Pradhan, historiador de arte e pesquisador do Deccan College em Pune, na Índia, que estudou petróglifos de perto, disse que a arte é claramente inspirada por coisas observadas por pessoas na época. "A maioria dos petróglifos mostra animais conhecidos, há fotos de tubarões e baleias e até de anfíbios, como tartarugas", acrescenta Garge.
.
Mas isso levanta a questão de por que alguns dos desenhos rupestres retratam animais como rinocerontes e hipopótamos que não são encontrados na Índia. As pessoas que as criaram emigraram para a Índia da África? Ou esses animais já foram encontrados na Índia? Após a descoberta, as autoridades criaram um fundo de 240 milhões de rúpias (3,2 milhões de dólares) para estudar mais de 400 dos petróglifos identificados.
.
Tradução: saibatananet