Richard Stallman é uma lenda: ele criou o primeiro sistema operacional aberto e promoveu o 'copyleft'. Ele acredita que os smartphones nos levaram de volta 10 anos em termos de privacidade.
A verdade é que o movimento revolucionário do software livre começou Stallman. Este cientista da computação, que estudou Física em Harvard e recebeu seu doutorado no MIT, logo foi apanhado na cultura hacker, cujo desenvolvimento coincidiu com sua juventude.
.
O software livre e o conceito de copyleft (em oposição aos direitos autorais) não seriam os mesmos sem esse sorridente cavalheiro da estética hippie.
.
Ele não tem celular, aceita tirar fotos apenas depois de prometer que não vai enviá-las para o Facebook e garante que sempre paga em dinheiro.
"Eu não gosto que eles acompanhem meus movimentos", enfatiza.
"A China é o exemplo mais visível de controle tecnológico, mas não o único. Por mais de 10 anos, os movimentos de carros com câmeras que reconhecem placas de licença continuaram no Reino Unido. Isso é horrível, tirânico!
O escândalo do Facebook e da Cambridge Analytica não o surpreendeu.
"Eu sempre disse que o Facebook e seus dois tentáculos, Instagram e Whatsapp, são um monstro rastreando pessoas. Facebook não tem usuários, mas usado. Nós temos que fugir deles ", vala.
Nós não podemos aceitar, Stallman nos pede, que os outros saibam informações sensíveis sobre como vivemos nossas vidas.
"Há dados que precisam ser compartilhados: por exemplo, onde você mora ou quem paga a luz de um apartamento para liquidar os pagamentos?Mas ninguém tem que saber o que você faz em sua vida diária. Quais produtos você compra, desde que sejam legais também. O dado realmente perigoso é quem vai aonde, quem se comunica com quem e o que faz cada um durante o dia ".
"Se dermos a eles, eles terão tudo", enfatiza. O que você acha disso? Deixe seu comentário abaixo.
youtube