Mais uma vez, um asteróide potencialmente perigoso passará perto da Terra em 28 de agosto. Estamos em perigo?
O corpo celeste, chamado 2019 OU1, tem um diâmetro de 160 metros, 20 metros mais que a altura da Grande Pirâmide de Gizé. E avança a grande velocidade em direção à Terra, especificamente a 13 quilômetros por segundo.
Este asteróide do tipo Apolo se aproximará de nosso planeta 40 vezes mais do que Vênus, de acordo com a NASA, passando a uma distância de aproximadamente um milhão de quilômetros, de acordo com o NEO Study Center do Jet Propulsion Laboratory.
E por causa da distância de aproximação, o 2019 OU1 foi descrito como “potencialmente perigoso”, como qualquer objeto que passe menos de 0,049 unidades astronômicas de nosso planeta, o equivalente a cerca de 7,3 milhões de quilômetros.
Mas este não será o primeiro corpo celeste deste tipo que se aproximou da Terra.
Em 10 de agosto, outro corpo com um diâmetro de 569 metros se aproximou da órbita do nosso planeta e em 25 de julho outro asteróide passou perto da Terra em apenas 73.000 km.
A Agência Espacial Europeia (ESA) atualizou a lista de objetos espaciais que representam uma ameaça potencial à Terra. A colisão hipotética da Terra com o asteroide 2006QV89 é o incidente mais próximo.
Segundo a agência, a data é 9 de setembro, mas a probabilidade é de um em 7.000. Hoje, o asteróide está a aproximadamente 6,7 milhões de quilômetros da Terra.
A lista de ameaças potenciais é liderada por 2010RF12. Especialistas assumem que a abordagem perigosa do asteróide para a Terra ocorrerá em 2095.
Neste caso, a probabilidade de uma colisão é de 1 em 16 .. Muito alto .. O que você acha? Assista ao vídeo a seguir e deixe seu comentário abaixo.
espanhaufo