Ticker

6/recent/ticker-posts

Domínio Espiritual - Médios e adivinhos – Parte 10

Dominio Espiritual Medios e advinhos
MÉDIUNS E ADIVINHOS

Ha milhares de anos, a adoração de espíritos e a prática da magia eram comuns em países tais como o Egito, Babilônia e Canaã. (Êxodo 7:10-12; Deuteronômio 18:14; Isaías 47:1, 12, 13) Portanto, não surpreende que, quando Jeová Deus libertou a nação de Israel da escravidão no Egito e a introduziu na terra de Canaã, ela encontrou ali o povo local profundamente envolvido no espiritismo. Que ordem deu Jeová Deus aos seus servos? Mandou-lhes claramente que só adorassem a ele. Podemos ver por que isto era direito, visto que ele é o Espírito Todo-poderoso, o Dador da vida, e assim é o único que merece ser adorado como o verdadeiro Deus do céu e da terra. (Êxodo 20:3-6) Dar a sua adoração a outro espírito ou a espíritos invisíveis mostraria grave desrespeito pelo Criador. Por este motivo, Deus advertiu os israelitas: “Não vos vireis para médiuns espíritas e não consulteis prognosticadores profissionais de eventos, de modo a vos tornardes impuros por eles.” — Levítico 19:31.

59 Jeová Deus advertiu os israelitas de que não só perderiam a sua bênção, mas também a vida, se desobedecessem sua proibição de tal adoração dos espíritos, dizendo: “Quanto à alma que se vira para os médiuns espíritas e para os prognosticadores profissionais de eventos, a fim de ter relações imorais com eles, certamente porei minha face contra essa alma e a deceparei dentre seu povo. E quanto ao homem ou à mulher em que se mostre haver um espírito mediúnico ou um espírito de predição, sem falta devem ser mortos.” — Levítico 20:6, 27.

60 Mais tarde, Deus deu ainda maior ênfase ao seu ódio pelas práticas desobedientes relacionadas com a adoração de espíritos invisíveis, tais como a feitiçaria ou predizer a sorte, dizendo por meio do profeta Moisés: “Quando tiveres entrado na terra que Jeová, teu Deus, te dá, não deves aprender a fazer conforme as coisas detestáveis dessas nações. Não se deve achar em ti alguém que faça seu filho ou sua filha passar pelo fogo, alguém que empregue adivinhação, algum praticante de magia ou quem procure presságios, ou um feiticeiro, ou alguém que prenda outros com encantamento, ou alguém que vá consultar um médium espírita, ou um prognosticador profissional de eventos, ou alguém que consulte os mortos. Pois, todo aquele que faz tais coisas é algo detestável para Jeová.” — Deuteronômio 18:9-12.

61 Não está bem claro isso, e não mostra lucidamente o que o Deus Todo-poderoso pensa sobre os médiuns espíritas e os adivinhos, e sua adoração de espíritos invisíveis? Segundo a sua Palavra inspirada, Jeová Deus odeia todas estas práticas, não importa que forma assumam ou em que continente sejam encontradas. E, por causa de seu amor, deu-nos estes avisos, para que não soframos o dano que tais práticas certamente trazem.

62 Quando Jesus Cristo esteve na terra, sofreu a oposição do adversário de Deus, Satanás, e dos espíritos rebeldes, que se haviam juntado a este. Quando Satanás tentou fazer com que Jesus realizasse um ato de adoração perante ele, em troca de poder e glória, Jesus respondeu: “Vai-te, Satanás! Pois está escrito [na Bíblia, em Deuteronômio 5:9; 6:13]: ‘É a Jeová, teu Deus, que tens de adorar e é somente a ele que tens de prestar serviço sagrado.’” (Mateus 4:8-10) Em muitas ocasiões, ele e seus apóstolos também expulsaram espíritos maus ou demônios, de pessoas que foram afligidas por eles. — Marcos 1:39; 3:14, 15.

63 Jesus ensinou aos seus discípulos a adorarem apenas o Espírito Todo-poderoso, Deus, e a crerem na Palavra dele, a Bíblia. (João 4:23, 24; 17:6, 17) Seus discípulos tinham o mesmo conceito sobre o espiritismo e suas práticas que seu Pai celestial, Jeová. Inspirado por Deus, o apóstolo Paulo escreveu o seguinte a co-adoradores: “Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são fornicação, impureza, conduta desenfreada, idolatria, prática de espiritismo, . . . aviso-vos de antemão . . . de que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.” (Gálatas 5:19-21) O Criador e Fonte de toda a vida não pode dar e não dará vida eterna àqueles que, contrariamente à sua Palavra, dão a adoração que pertence a ele a espíritos invisíveis. Segundo a profecia no livro de Revelação (Apocalipse), os que impenitentemente continuam a estar entre aqueles “que praticam o espiritismo” cairão na “segunda morte”, que significa a destruição eterna, da qual não há ressurreição. — Revelação 21:8; 22:15.

64 Sim, a Bíblia alista o espiritismo como uma das “obras da carne”, junto com a fornicação e a impureza. Temos visto muita evidência de que o espiritismo deveras é impuro e prejudicial. Desvia nossa adoração e devoção Daquele a quem cabem de direito, Jeová Deus. Portanto, qualquer espírito invisível que permita que pessoas lhe dêem tal devoção e prestem culto não pode ser um espírito bom, mas deve ser um espírito mau ou demônio. O apóstolo João foi ajudado por um anjo a escrever parte da Bíblia. Mas, quando João se prostrou diante deste anjo, para lhe prestar homenagem, o anjo fiel disse: “Toma cuidado! Não faças isso! Sou apenas co-escravo teu e dos teus irmãos, que têm a obra de dar testemunho de Jesus. Adora a Deus.” — Revelação 19:10.

65 E visto que a Palavra de Deus mostra que o médium espírita, o adivinho ou alguém que prediz o futuro, ou alguém que se comunica com os mortos, é detestável a Deus, torna-se claro que qualquer espírito invisível que coopere com tais pessoas igualmente tem de ser um espírito mau ou demônio. Quaisquer mensagens recebidas de tal fonte nunca poderiam proceder do verdadeiro Deus ou Espírito Todo-poderoso, nem ter a sua aprovação.

66 Foi por este motivo que Deus, mediante seu profeta Isaías, disse as seguintes palavras de aviso aos israelitas: “E caso vos digam: ‘Recorrei aos médiuns espíritas ou aos que têm espírito de predição, que chilram e fazem pronunciações em voz baixa’, não é a seu Deus que qualquer povo devia recorrer? Acaso se deve recorrer a pessoas mortas a favor de pessoas vivas?” (Isaías 8:19) Se quisermos saber a verdade e ter uma esperança segura quanto ao futuro, teremos de recorrer, não aos mortos ou a médiuns espíritas, mas ao Deus vivente, ao Criador de toda a vida.

67 É também por isso que os que se empenham em atividades espíritas sempre se opõem à mensagem encontrada na Palavra de Deus. Lá no primeiro século, havia um feiticeiro na ilha de Chipre, que tentou impedir que outros escutassem a mensagem das boas novas trazida pelo apóstolo Paulo. Paulo disse-lhe: “Ó homem cheio de toda sorte de fraude e de toda sorte de vilania, ó filho do Diabo, inimigo de tudo o que é justo, não cessarás de torcer os caminhos direitos de Jeová?” (Atos 13:9, 10) Em vez de estarmos entre os que deturpam ou torcem os caminhos direitos de Deus, devemos querer livrar-nos completamente da adoração impura de espíritos, prática que é contrária à Palavra de Deus. É do Espírito Todo-poderoso que procede a convocação: “‘Saí do meio deles e separai-vos’, diz Jeová, ‘e cessai de tocar em coisa impura’.” — 2 Coríntios 6:17.

68 Talvez você se encontre numa situação que pareça tornar isto muito difícil. Pode ser igual a muitos outros que têm praticado a adoração de antepassados ou outra forma de espiritismo, em toda a sua vida. É possível que seus parentes e a maioria das pessoas na sua região ainda sigam tradições relacionadas com isso, e talvez ainda considerem certas árvores, rochedos, rios, montes e outros lugares como moradia de espíritos. Então, como poderá livrar-se de tal adoração de espíritos invisíveis e obter o favor, a proteção e a bênção do Espírito Todo-poderoso, Deus?




Domínio Espiritual - Quem são os que habitam no domínio espiritual – Parte 01
Domínio Espiritual – Donde vêm as mensagens de espíritos – Parte 02
Domínio Espiritual – É a alma imortal? Parte 03
Domínio Espiritual – O que acontece quando alguém morre? – Parte 04
Domínio Espiritual – A ressurreição – Parte 05
Domínio Espiritual – A verdadeira origem das mensagens de espíritos – Parte 06
Domínio Espiritual - O Amor ao dinheiro – Parte 07
Domínio Espiritual – Imoralidade Sexual – Parte 08
Domínio Espiritual – Homicídios e crueldades – 09

Jhero