Ticker

6/recent/ticker-posts

A religião a que você pertence realmente faz diferença?

Religiões 2‘TODAS AS RELIGIÕES são boas’, dizem muitos. ‘São apenas caminhos diferentes que levam ao mesmo lugar.’ Se isso fosse verdade, realmente não faria diferença a que religião você pertence, porque significaria que todas as religiões são aceitáveis a Deus. Mas, são mesmo?

2 Quando Jesus Cristo estava na terra, havia um grupo religioso conhecido como os fariseus. Eles haviam desenvolvido um sistema de adoração e acreditavam que tinha a aprovação de Deus. No entanto, ao mesmo tempo, os fariseus procuravam matar Jesus! Por isso, Jesus lhes disse: “Vós fazeis a obra de vosso pai.” Em resposta, disseram: “Temos um só Pai, Deus.” — João 8:41.

3 Era Deus realmente seu pai? Aceitava Deus a sua forma de religião? Absolutamente não! Embora os fariseus tivessem as Escrituras e pensassem estar seguindo-as, haviam sido desencaminhados pelo Diabo. E Jesus disse-lhes o seguinte: “Vós sois de vosso pai, o Diabo, e quereis fazer os desejos de vosso pai. Esse foi homicida quando começou, e não permaneceu firme na verdade, . . . é mentiroso e o pai da mentira.” — João 8:44.

4 É evidente que a religião dos fariseus era falsa. Servia os interesses do Diabo, não de Deus. Assim, em vez de considerar a religião deles como boa, Jesus a condenou. Disse àqueles fariseus religiosos: “Fechais o reino dos céus diante dos homens; pois, vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que estão em caminho para entrar.” (Mateus 23:13) Por causa da adoração falsa deles, Jesus chamou esses fariseus de hipócritas e de serpentes venenosas. Ele disse que, por causa do mau proceder deles, encaminhavam-se para a destruição. — Mateus 23:25-33.

5 Portanto, Jesus Cristo não ensinou que todas as religiões são apenas caminhos diferentes que levam ao mesmo lugar de salvação. No seu famoso Sermão do Monte, Jesus disse: “Entrai pelo portão estreito; porque larga e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela; ao passo que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” (Mateus 7:13, 14) A maioria das pessoas está na estrada que leva à destruição porque não adora a Deus do modo certo. Apenas poucos tomaram a estrada que conduz à vida.

6 Um exame da maneira como Deus lidou com a nação de Israel esclarece quão importante é adorar a Deus do modo que ele aprova. Deus advertiu os israelitas de se manterem afastados da religião falsa das nações em volta deles. (Deuteronômio 7:25) Aquelas pessoas sacrificavam os filhos aos seus deuses e empenhavam-se em práticas sexuais impuras, inclusive no homossexualismo. (Levítico 18:20-30) Deus ordenou aos israelitas que evitassem tais práticas. Quando desobedeciam e adoravam outros deuses, ele os punia. (Josué 24:20; Isaías 63:10) Portanto, a religião deles realmente fazia diferença.

EXISTE RELIGIÃO FALSA HOJE EM DIA?

7 Que dizer das centenas de religiões que hoje existem? É provável que concorde que muitas coisas feitas no nome da religião não são aprovadas por Deus. Nas recentes guerras mundiais, às quais sobreviveram milhões de pessoas que hoje existem, as religiões em ambos os lados exortavam seu povo a matar. “Matem os alemães — matem mesmo”, disse o bispo de Londres. E do outro lado, o arcebispo de Colônia disse aos alemães: “Ordenamos-lhes, em nome de Deus, que lutem até à última gota de seu sangue para a honra e a glória do país.”

8 De modo que católicos mataram outros católicos com a aprovação de seus líderes religiosos, e os protestantes fizeram o mesmo. O clérigo Harry Emerson Fosdick admitiu: “Até mesmo em nossas igrejas colocamos as bandeiras da batalha . . . Com um canto de nossa boca temos louvado o Príncipe da Paz, e com o outro temos glorificado a guerra.” Que acha que Deus pensa duma religião que afirma fazer a Sua vontade, mas glorifica a guerra?

9 Por causa dos crimes cometidos em nome de Deus, pelos membros de muitas religiões diferentes, no decorrer da história, milhões de pessoas hoje se desviaram de Deus e de Cristo. Culpam a Deus pelas terríveis guerras religiosas, tais como as travadas entre católicos e muçulmanos, chamadas Cruzadas, as guerras entre muçulmanos e hindus, e as guerras entre católicos e protestantes. Citam a matança de judeus em nome de Cristo, e as cruéis inquisições católicas. Todavia, embora os líderes religiosos responsáveis por tais crimes horrendos afirmassem que Deus era seu Pai, não eram realmente filhos do Diabo tanto como o eram os fariseus que Jesus condenou? Visto que Satanás é o deus deste mundo, não devemos esperar que ele controle também as religiões praticadas pelas pessoas do mundo? — 2 Coríntios 4:4; Apocalipse 12:9.

10 Sem dúvida, hoje se fazem muitas coisas em nome da religião, que você não acha serem direitas. Muitas vezes talvez ouça falar de pessoas que levam uma vida muito imoral, mas que são membros respeitados de igrejas. Talvez conheça até mesmo líderes religiosos que levam uma vida muito má, mas que ainda são aceitos nas suas igrejas como bons líderes religiosos. Alguns líderes religiosos disseram que o homossexualismo e as relações sexuais fora do matrimônio não são errados. Mas, talvez saiba que a Bíblia não diz isso. De fato, Deus puniu seu povo de Israel com a morte por ter praticado tais coisas. Pelo mesmo motivo foram destruídas Sodoma e Gomorra. (Judas 7) Dentro em pouco, ele fará o mesmo com todas as religiões falsas da atualidade. Essas religiões são representadas na Bíblia por uma prostituta, por causa de suas relações imorais com os “reis da terra”. — Apocalipse 17:1, 2, 16.