O cânon do Novo Testamento é o conjunto exclusivo de livros escritos pelos Apóstolos de Jesus Cristo e seus colaboradores imediatos, que as igrejas cristãs reconheceram historicamente como possuidores de uma autoridade suprema em questões de doutrina e prática, proveniente do facto de terem sido inspirados por Deus de maneira singular.
Embora o cânon tenha ficado na realidade completo no próprio momento em que se terminou de escrever o último livro que o compõe, o reconhecimento definitivo do cânon por parte da Igreja universal foi um processo que precisou de vários séculos.
O reconhecimento e a delimitação do cânon do Novo Testamento não foi o resultado da decisão de uma autoridade única nem de uma decisão conciliar. Alguns factores que influíram na delimitação cada vez mais precisa do cânon foram o desaparecimento dos Apóstolos, a correspondência verificada entre a doutrina recebida oralmente e o conteúdo dos livros que seriam canónicos, o surgimento de heresias que pretendiam tirar ou acrescentar livros, e as perseguições nas quais se pretendia obrigar os cristãos a entregar os seus livros sagrados.
Conheceres a verdade e a verdade o libertara, leia a matéria completa pois e fundamental para um cristão saber: